PUB

Economia

Linhas Aéreas de Cabo Verde certificada para iniciar voos domésticos inter-ilhas

A Linhas Aéreas de Cabo Verde (LACV), que irá operar com a marca CVSky, recebeu os certificados de operação emitidos pela Agência de Aviação Civil (AAC) para o início da sua actividade no transporte aéreo doméstico inter-ilhas. Recorde-se que a LACV é uma companhia aérea 100% detida pelo Estado, criada com a missão de garantir a estabilidade do mercado doméstico, assegurando a mobilidade dos cidadãos e a conectividade entre as ilhas, com regularidade, continuidade e padrões adequados de qualidade.

De acordo com o comunicado de imprensa do Ministério dos Transportes, a certificação constitui “um marco determinante” para o “arranque efectivo” das operações, permitindo à LACV começar a assegurar ligações aéreas regulares entre as ilhas, no quadro do serviço público de transporte aéreo.

Vocacionada sobretudo para o mercado interno, adianta a mesma fonte, a nova transportadora assume “um papel estruturante” na promoção da coesão territorial e na unificação do mercado nacional, contribuindo para um desenvolvimento económico e social mais equilibrado em todo o arquipélago.

Aquisição de mais duas aeronaves ATR

Ainda no âmbito do reforço da sua capacidade operacional, a LACV prevê iniciar o processo de aquisição de duas aeronaves do tipo ATR, com vista ao aumento da oferta, ao reforço das frequências entre as ilhas e à melhoria da fiabilidade da operação aérea doméstica.

Como próxima etapa, conforme o comunicado, o Governo prevê, em paralelo com o início da operação da LACV, a aprovação da regulamentação do decreto-lei que estabelece o regime de Obrigações de Serviço Público (OSP) no transporte aéreo doméstico, instrumento que define a prestação mínima obrigatória de serviço regular inter-ilhas, incluindo em rotas com menor rentabilidade comercial.

Com esta iniciativa, o Governo reafirma o compromisso com a mobilidade dos cidadãos, o desenvolvimento do turismo interno, o fortalecimento da conectividade nacional e a construção de um sistema de transporte aéreo mais resiliente e inclusivo ao serviço do país.

C/ Inforpress

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top