A inauguração do Monumento à Liberdade e Democracia, erguido na rotunda de Achada Grande Frente, na Cidade da Praia, aliada à Sessão Solene da Assembleia Nacional, são os pontos altos das comemorações do 35º aniversário da abertura democrática em Cabo Verde.
A uma semana do 13 de Janeiro, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, integrante da comissão organizadora criada em Novembro, pelo Conselho de Ministros, levanta parcialmente o véu sobre o programa alusivo ao 13 de Janeiro, data que marca as primeiras eleições multipartidárias no país, ocorridas em 1991.
O Monumento à Liberdade e Democracia, avaliado em cerca de 160 mil contos, está a ser edificado para celebrar a transição para a democracia, mas também enquanto elemento estratégico para a valorização cultural e urbana da capital do país.
A menos de uma semana para o arranque das actividades e enquanto ainda decorrem obras no monumento, Augusto Veiga confirmou, em entrevista ao Expresso das Ilhas, que a inauguração está agendada para a próxima terça-feira, 13. No mesmo dia, será promovido um festival de música e cultura, em hora e local ainda por divulgar.
A par disto, de acordo com a mesma fonte, as comemorações englobam actividades cívicas, culturais e institucionais, promovidas por entidades públicas e privadas, em todo o território nacional e na diáspora, com vista à promoção do diálogo intergeracional, à valorização da memória histórica e ao reforço da cultura democrática.
Aulas magnas em instituições superiores, em Santiago e São Vicente, uma exposição alusiva aos 35 anos de democracia no Arquivo Histórico Nacional e uma conferência internacional sobre o livro “Numa Sociedade Democrática”, fazem parte da agenda de actividades.
A comunidade cabo-verdiana na diáspora vai também celebrar os 35 anos de Cabo Verde democrático, com actividades descentralizadas em Lisboa, Dakar e Brockton.
Programa detalhado por divulgar
De frisar que foi criada, em Novembro de 2025, uma comissão organizadora do 35º aniversário do Dia da Liberdade e da Democracia, presidida pela ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, e integrada pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, a par de outras personalidades.
A NAÇÃO tentou obter mais informações sobre o programa junto de vários órgãos do Governo, mas sem sucesso. Praticamente ninguém sabia de nada, mesmo entre aqueles que tinham a obrigação de saber. O programa detalhado, conforme o executivo, será partilhado “oportunamente” e assim que estiver finalizado, isto a uma semana da efeméride.
Corrida da Liberdade
Ainda enquadrado nas comemorações do 13 de Janeiro, a Câmara Municipal da Praia está habituada a promover a Corrida da Liberdade, que em 2025 efectuou a sua 17ª edição. Organizada em parceria com a Associação de Atletismo de Santiago Sul, a prova recebe atletas locais, nacionais e internacionais, em diferentes categorias, incluído desporto adaptado.
Instituída em 1998, para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia, a Corrida da Liberdade tem sido a prova que envolve maior número de atletas nacionais e internacionais e um número significativo de atletas não federados.
Ao que este jornal conseguiu apurar, estão a decorrer os preparativos para a 18ª edição.
Semana da República
De 13 a 20 de Janeiro, a Presidência da República promove anualmente a Semana da República, que começa e termina em duas datas cívicas importantes para o país: o Dia da Liberdade e da Democracia e o Dia dos Heróis Nacionais.
A iniciativa, cujo programa também deve ser partilhado em breve, promove debates, conferências e eventos focados em temas diversos, como foco na reflexão e construção do futuro do país.
Natalina Andrade
Publicado na Edição 958 do Jornal A Nação, de 08 de Janeiro de 2026



