PUB

Desporto

Futuro da FCF decide-se hoje

As eleições para os órgãos da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) acontecem hoje sábado, 10 de janeiro, opondo Mário Semedo, atual presidente, que concorre à sua própria sucessão, e Álvaro Iliseu Silva Cardoso, atual presidente do Conselho Nacional de Arbitragem. A escolha do próximo presidente da FCF será da responsabilidade das onze Associações Regionais de Futebol e da Associação dos Treinadores. 

Na corrida à presidência da FCF, Mário Semedo apresenta uma candidatura que aposta na continuidade do trabalho desenvolvido durante o seu mandato, com os louros alcançados pelo futebol nacional (sendo a estrela-maior a qualificação ao Mundial 2026 em masculino, sem nos esquecermos da qualificação à fase final do CAN feminino, também a realizar em 2026), foco na consolidação das competições internas e reforço institucional da instituição que gere o futebol cabo-verdiano.

O atual presidente da federação do desporto-rei asseverou que pretende manter o foco nos clubes, nas associações e no crescimento global do futebol cabo-verdiano.

Semedo diz encarar o processo com normalidade, defendendo a disputa democrática no seio da federação e sublinhando que “qualquer eleição deve servir como momento de avaliação do trabalho realizado”.

Mário Semedo concorre à sua própria sucessão com o sob o lema “A continuidade da afirmação do futebol cabo-Verdiano “Defesa, Posse e Ataque”, Semedo apresenta uma candidatura assente exatamente nesses três pilares, “Defesa, Posse e Ataque”.

Recorde-se que Mário Semedo esteve 16 anos à frente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, deixou a entidade em 2015 e regressaria dois anos mais tarde, em 2017, para comandar desde então os destinos da FCF. Durante a sua presidência, Cabo Verde venceu a Taça Amílcar Cabral, em 2000, e qualificou-se para o CAN, em 2013 e 2015, 2021 e 2024 e apurou-se para o primeiro Mundial da história de Cabo Verde.

Já Álvaro Iliseu Cardoso aparece como alternativa à atual gerência e traz consigo a experiência de arbitro assistente internacional (2009 – 2016) e presidente do Conselho Nacional de Arbitragem (2021 – 2025), além de ter sido vice-presidente do Conselho Nacional de Arbitragem/chefe do departamento de arbitragem (2017 – 2021).

Sob o lema “Um futebol forte em todas as ilhas, respeitado e sustentável no futuro”, Iliseu Cardoso fundamente a sua candidatura na necessidade de uma nova abordagem na condução dos destinos da FCF, com reformas estruturais e uma maior atenção à organização do futebol interno nacional nos diferentes escalões.

Cardoso acredita ainda, segundo seu Programa de Governança 2026-2030, na necessidade de criar uma “maior articulação” entre seleções, clubes, regiões desportivas e competições.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top