Assinala-se hoje, 13 de janeiro de 2026, o 35.º aniversário da Liberdade e Democracia em Cabo Verde e o Governo tem um leque de atividades alusivas ao dia tendo como ponto alto a inauguração do Monumento à Liberdade e Democracia, sito na Rotunda de Achada Grande frente, cidade da Praia. Mais tarde, às 17h, a FIC acolhe o Festival Liberdade & Democracia, com atuações dos Ferro Gaita, Mindela Soares, Beto Dias, Trakinuz, Grupos de Batuku e vários outros artistas.
As atividades alusivas ao dia, segundo o Executivo, estendem-se por uma semana com atividades culturais, recreativas, educativas e de sensibilização cívica.
O pontapé inicial foi às 08h do dia 13, com a “Corrida da Liberdade – Edição especial 35 anos de Liberdade” e “Caminhada para Todos”, com concentração no Largo do Estádio da Várzea e partida às 09h.
Para os atletas, as premiações da Corrida da Liberdade ascendem a mais de dois milhões de escudos, com prémios monetários até o 10.º lugar.
A corrida será disputada em masculino e feminino e nas categorias seniores, veteranos, paralímpicos, paralímpicos cadeirantes e jovens.
Inauguração do Monumento à Liberdade e Democracia e Festival “Liberdade & Democracia”
Às 16h, no largo da Rotunda de Achada Grande frente, na Cidade da Praia, acontece a cerimónia solene de inauguração do Monumento à Liberdade e Democracia.
Mais tarde, às 17h, o espaço FIC recebe o Festival “Liberdade & Democracia” com atuação dos Ferro Gaita, Arlindo Rodrigues, Mindela Soares, Helida Camacho e Banda Manel de Candinho, Beto Dias, Buguin Martins, Banda Cartel, Big Z, Trakinuz, Mark Delman, Loreta e vários grupos de Batuku.
A capital acolhe ainda diversos eventos académicos e culturais, com destaque para aulas magnas na Universidade de Cabo Verde (UNICV), ISCEE, Universidade Jean Piaget (UNIPIAGET) e Universidade de Santiago (UNISANTIAGO).



