A seleção do Senegal conquistou, Domingo, 18, o Campeonato Africano das Nações de 2025 ao vencer Marrocos por 1-0 com um golo de Pape Gueye marcado no prolongamento da partida, após empate registado nos 90 minutos regulamentares. O jogo da final foi marcado pela polémica já que o Senegal protestou contra um penalti controverso marcado a favor de Marrocos e chegou mesmo abandonar o recinto de jogo do Estádio Príncipe Moulay Abdellah.
Brahim Diaz, uma das principais “estrelas” da seleção marroquina poderia ter dado o troféu a Marrocos, caso tivesse convertido com sucesso o pênalti assinalado pelo árbitro congolês Jean-Jacques Ndala aos 24 minutos do prolongamento. Porém, o guarda-redes senegalês, Edouard Mendy, defendeu esse pênalti.
Após o pênalti falhado por Brahim Díaz, o Senegal ganhou vigor, acabando por marcar o golo da victória através de Pape Gueye depois de uma jogada que começou com Sadio Mané a recuperar uma bola no meio-campo, passando para Idrissa Gana Gueye, que lançou Pape Gueye para o tendo que garantiu ao Senegal a conquista da Copa Africana de Nações de 2025.
Os Leões de Teranga, como é também conhecida a seleção do Senegal, poderiam ter tido uma vitória mais tranquila se Cherif Ndiaye não tivesse desperdiçado uma chance para fazer 2 a 0 no final da prorrogação.
Assim, com esta conquista, os Senegaleses somam o segundo título da Copa das Nações Africanas nas últimas três edições, depois de derrotarem o Egito nos pênaltis em Yaoundé, em 2022, e conquistarem o troféu pela primeira vez na sua história.
Pepe Gueye tornou-se no herói da final. O golo que marcou, além de ter garantido a conquista do título do Campeonato Africano das Nações 2025, foi também o primeiro golo marcado pelos Leões de Teranga numa final da CAN, depois de não terem balançado as redes em nenhuma das suas três aparições anteriores na decisão do torneio.
Principais prémios da CAN 2025:
-Melhor Jogador (Bola de Ouro): Sadio Mané-Senegal

O craque senegalês Sadio Mané foi uma figura de destaque durante toda a CAN 2025. A sua liderança, contribuições cruciais e atuações consistentes lhe renderam o prémio de Melhor Jogador do Torneio.
-Melhor Guarda-redes: Yassine Bounou-Marrocos

O guarda-redes marroquino Yassine Bounou, popularmente conhecido como Bono, conquistou o prêmio de Melhor Gurada-redes pelas suas atuações excepcionais durante o torneio da CAN.
-Bota de Ouro (maior goleador): Brahim Díaz-Marrocos

Apesar da dolorosa derrota do Marrocos na final, Brahim Díaz terminou o torneio como artilheiro (vencedor da Bota de Ouro). Díaz marcou cinco golos, fazendo história como o primeiro jogador na história da CAN a marcar em cinco partidas consecutivas do mesmo torneio.
Prémio Fair Play:

Marrocos foi homenageado com o Prémio Fair Play pelo seu espírito desportivo, respeito pelos adversários e adesão às regras durante toda a competição.
Recorde-se que o Egipto é o maior vencedor do Campeonato Africano das Nações com sete títulos. Logo depois dos faraós estão os Camarões (cinco), Nigéria (três), Argélia (dois), Senegal (dois) Marrocos e Costa do Marfim (um cada).
O Campeonato Africano das Nações (CAN-2025) decorreu de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026, em Marrocos. A seleção cabo-verdiana, também conhecida por Tubarões Azuis, não conseguiu qualificar-se para esta edição, tendo ficado em último lugar do seu grupo de qualificação que integrou as seleções do Egito, Botswana e Mauritânia.
C/Agências de Notícias



