PUB

Diáspora

França: Detido suspeito de assassinar jovem cabo-verdiana Lizabete

Foi detido neste sábado,24, um luso-cabo-verdiano, de 45 anos, suspeito pelo homicídio da jovem Lizabete, uma cabo-verdiana de 23 anos, morta a tiros na tarde da passada quarta-feira,21, em Nice, França. A  mesma, recorde-se, foi morta enquanto conduzia o seu automóvel, com a filha de 7 meses, no interior da viatura.

 Octaviano M. V., um homem de 45 anos, apontado como o padrasto da vítima, Lizabete, é apontado como o principal suspeito. Conforme avança o jornal “Le Parisien”, o mesmo foi detido no sábado,24, em Grasse, no departamento dos Alpes Marítimos, após vários dias de “caça ao homem” e foi presente a um juiz de instrução este domingo, 25.

“Um homem violento, possessivo e ciumento no seio familiar”

 Falando num “perfil tão intrigante quanto perturbador”, o jornal Le Figaro identifica o suspeito como sendo Octaviano M. V., “um funcionário de ginásio aparentemente comum em público,” mas “um homem violento, possessivo e ciumento no seio familiar”. Tanto Octaviano como Lizabete, adianta o jornal, eram membros da comunidade cabo-verdiana.

O suspeito foi detido por investigadores da Polícia Judiciária de Nice “com o apoio” de agentes especializados da Brigada de Investigação e Intervenção (BRI) e da RAID, a unidade tática de elite da polícia nacional francesa, adianta a procuradoria em comunicado.

Ainda segundo o Ministério Público de Nice, Octaviano ficará em prisão preventiva a aguardar julgamento, estando proibido de contactar a ex-companheira. No tribunal este domingo, 25, o suspeito “permaneceu em silêncio”, adianta o procurador Damien Martinelli no mesmo comunicado.

Poucos dias antes do homicídio, o homem fora detido, e posteriormente libertado, por agressão agravada contra a sua ex-companheira a 18 de janeiro, altura em que foi colocado sob supervisão judicial, noticia o Le Parisien.

Processo de violação, furto qualificado

De acordo com várias fontes do Le Figaro, em 2014, o suspeito foi alvo de um processo judicial por violação, que acabou por ser arquivado por falta de provas. Os seus registos criminais em Portugal também estão a ser analisados pelos investigadores franceses, já que terá sido julgado, também, no início dos anos 2000 por furto qualificado.

 A par de Octaviano, foram detidas outras duas pessoas, suspeitas de o terem ajudado a fugir, uma delas dando-lhe alojamento, indica uma fonte policial citada pela AFP.

O caso

Recorde-se que o assassinato de Lizabete, ocorreu ao início da noite de quarta-feira, 21, num cruzamento próximo de uma escola básica na zona oeste da cidade, quando um homem numa scooter parou ao lado da jovem, sentada ao volante do seu carro, e disparou dez tiros à queima-roupa através da janela.

Os bombeiros chegaram rapidamente ao local, mas não conseguiram reanimar a jovem. “Milagrosamente”, noticia a imprensa francesa, a filha de Lizabete, Ayla, uma bebé de sete meses, que seguia na cadeirinha no banco do passageiro, saiu ilesa.

A polícia encontrou a scooter do suspeito abandonada perto da estação de comboios de Nice. A procuradoria da cidade abriu de imediato um inquérito judicial ao caso por homicídio premeditado.

C/ CNN Portugal  

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top