Numa iniciativa da Associação do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), São Vicente acolhe a mostra de filmes nos dias 30 e 31 de Janeiro, enquanto Santo Antão será nos dias 02, 03 e 04 de Fevereiro. O destaque da mostra é a exibição do filme “Menino do Mar”, do cineasta moçambicano Júlio Silva, que estará presente a convite da ACACV.
Segundo a ACACV, o objectivo da mostra é de partilhar o filme “Menino do Mar” e outros da autoria do reconhecido cineasta internacional Júlio Silva, moçambicano descendente de cabo-verdianos, com o público cabo-verdiano, promovendo momentos de reflexão, diálogo e valorização da memória colectiva através do cinema.
O destaque da mostra recaí sobre o filme “Menino do Mar”, que retrata o trágico naufrágio do navio Vicente, ocorrido ao largo da ilha do Fogo, um acontecimento marcante que criou profundas feridas e separações em várias famílias cabo-verdianas. O filme “The Island Poet” também fará parte da mostra.
Exibição de filmes de cineastas cabo-verdianos
A mostra contempla ainda a exibição de filmes de cineastas cabo-verdianos, que, de acordo com a ACACV, reforça o seu compromisso com a promoção do cinema nacional e visa ser um espaço de criação de oportunidades para parcerias institucionais e privadas.
Sobre Júlio Silva
Júlio Silva nasceu em Moçambique, na praia do Bilene, na província de Gaza em 1960. É realizador de cinema rural, escritor de contos, músico produtor e Antropólogo cultural.
Júlio Silva é descendente de cabo-verdianos (pai de São Vicente e mãe de Santo Antão).
Como cineasta, Júlio já realizou 14 filmes, com destaque para “Chikwembo”, filme mais popular e premiado no Brasil, “Distino dum Criola”, “Correntes na Zambézia”, galardoado com o prémio da negritude no Brasil, “Lágrimas na ondas di mar”, prémio no Festival Internacional de Luanda, “O poeta da ilha”, premiado em 2022 em Luxemburgo no festival das comunidades e premiado na Holanda pela Fundação Letra da Ilhas e muitos outros.
Júlio Silva também acumula várias outras distinções internacionais como o galardão recebido em Lisboa, Portugal, pela MOZAPAZ, em 2022 ou o prémio recebido em Londres, Inglaterra, pela APSC Business Alliance e foi, mais recentemente, Homenageado na Suíça na III Gala AFRODESCENDENTE, a 28 de outubro de 2023.



