Fernando Tavares, fotógrafo, realizador e um dos fundadores da Associação do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, faleceu Quinta-feira, 5 de Fevereiro, na Cidade da Praia. O falecimento de “Fer Nando”, como gostava que fosse chamado, foi comunicado pela esposa sem, no entanto, indicar as causas da sua morte. O funeral, avançou a mesma fonte, terá lugar amanhã, Sábado,7, a partir da casa mortuária no bairro de Lém Ferreira, cidade da Praia, em hora a indicar.
A actual presidente da Associação do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), Cândida Barros, já lamentou a morte Fernando Tavares ao mesmo tempo que destacou a sua contribuição tanto como um dos seus fundadores assim como na qualidade de membro da nova direção desta associação, designadamente na função de Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
“Podes crer que vou fazer de tudo para acalmar a tua alma”, escreveu Cândida Barros, aproveitando para anunciar que a mostra de filmes que decorre nas ilhas já é uma homenagem a Fernando Tavares.
Jorge Tolentino, ex-Ministro da República, também manifestou-se triste com o falecimento de Fernando Tavares.
“Amava Cabo Verde, profundamente. Com enorme entrega e inteireza de alma, fez muito pela nossa Cultura. Pela Música. Pelo Batuco!!! O nome dele fica, aliás, ligado a registos de altíssimo valor cultural”, escreveu Jorge Tolentino na sua página na rede social Facebook.



