PUB

Santiago

Dom Teodoro nomeado novo Bispo da Diocese de Santiago pelo Papa

O Papa Leão XIV, nomeou esta segunda-feira, 16, Dom Teodoro Mendes Tavares como novo Bispo da Diocese de Santiago, sucedendo ao Cardeal Dom Arlindo Furtado, que apresentou a renúncia ao governo pastoral, ao atingir o limite de idade de 75 anos, conforme estabelece o Código de Direito Canónico. Agora, passa a exercer funções como administrador da Diocese, até à tomada de posse do novo bispo, que está prevista para o dia 3 de maio de 2026.

Segundo o Cardeal Dom Arlindo, o processo de escolha de um bispo é “complexo”, envolvendo consultas de diferentes setores da igreja, onde os bispos indicam nomes considerados “bispáveis” ao Vaticano. Posteriormente, a Santa Sé consulta padres, religiosos, leigos e outras pessoas consideradas aptas a assumirem a responsabilidade de escolher um dos nomes apresentados.

O Cardeal explicou ainda que continua a exercer plenamente as suas funções até aos 80 anos, limite para participar na eleição de um novo Papa.

Espírito e missão de serviço

Dom Teodoro agradeceu a confiança do Papa, assumindo a missão de fé e espírito de serviço.

“Agradeço a Deus pelo dom da minha vocação por esta nova medição e também ao Santo Padre, Papa Leão XIV, por esta nomeação e pela confiança postada em mim, (…) vou com coração aberto para amar e servir o povo de Deus, estou disponível para continuar a servir a igreja e peço que rezem por mim e contam também com as minhas orações”, agradeceu.

Já o Cardeal Arlindo Furtado manifestou satisfação com a escolha e garantiu total colaboração nesta nova etapa da Diocese de Santiago.

Perfil Dom Teodoro

Dom Teodoro Mendes Tavares nasceu a 7 de janeiro de 1964, em São Miguel (Calheta), na ilha de Santiago.

Religioso espiritano, tem formação em Filosofia, Teologia, Estudos de Desenvolvimento e Ecumenismo, com estudos realizados em Portugal e Irlanda.

Ao longo do seu percurso pastoral, desempenhou funções missionárias e formativas no Brasil, especialmente na região amazónica, onde foi pároco, reitor de seminário e vigário geral.

No episcopado, foi Bispo Auxiliar de Belém e, posteriormente, Bispo Diocesano de Ponta de Pedras, no Brasil, destaca-se também pelo trabalho na área do ecumenismo e diálogo inter-religioso, tanto na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil como em organismos ligados ao Vaticano.

Em fevereiro de 2026, foi nomeado Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top