O Papa Leão XIV recebeu, este sábado, 14, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva. Na agenda do encontro, foram debatidos temas de comum interesse para a Santa Sé e Cabo Verde.
Segundo informações avançadas pelo primeiro-ministro, na sua página oficial, durante a visita fez-se referência às excelentes relações entre a Igreja Católica e o Estado de Cabo Verde, bem como o seu papel na formação da identidade cultural do povo cabo-verdiano.
Falou-se, também, sobre a Concordata celebrada em 2013, que constitui um marco importante nas relações entre Cabo Verde e a Santa Sé. Inclusive, a sua implementação será aprofundada com a assinatura de um protocolo entre o Estado de Cabo Verde e a Santa Sé, previsto para o mês de maio deste ano, com enfoque na educação, na assistência religiosa, no matrimónio canónico, no regime fiscal e na proteção do património cultural religioso.
Canonização do “Negro Manuel”
O primeiro-ministro manifestou também especial interesse pelo processo de canonização do “Negro Manuel”, servo da Virgem de Luján, ao destacar dados históricos que apontam para o seu batismo em Cabo Verde, antes de ser levado para a Argentina como escravizado. O mesmo, sublinhou que a sua canonização representaria um grande reconhecimento para o povo cabo-verdiano, diaspórico e resiliente.
A audiência serviu ainda, para falar sobre a situação política e humanitária internacional, em particular na África Ocidental, bem como sobre as mudanças climáticas, tendo sua Santidade manifestado especial solidariedade para com os pequenos Estados Insulares.
Depois do encontro com o Papa, Ulisses Correia e Silva foi recebido pelo Secretário de Estado, Cardeal Pientro Parolin.
Cleidiane Tavares
(Estagiária)



