O cabo-verdiano-americano, Moisés Rodrigues, mayor de Brockton, Estados Unidos da América, encabeça uma delegação que chega, Sábado, 25, à ilha do Fogo para participar nas festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe. A visita visa, igualmente, o reforço das relações de geminação entre as cidades de São Filipe e aquela cidade norte-americana tida como a mais cabo-verdiana fora de Cabo Verde.
O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, citado pela Agência Cabo-verdiana de Notícias (INFORPRESS), destacou a importância da presença da comitiva norte-americana, que, além do mayor, Moisés Rodrigues, também é integrada por vários conselheiros.
A INFORPRESS também avança que, além da consolidação da parceria entre as duas cidades-irmãs, Brockton e São Filipe, a delegação encabeçada pro Moisés Rodrigues participará numa visita conjunta à ilha Brava, no âmbito das funções de Nuías Silva como presidente da Associação de Municípios do Fogo e Brava.
28 de Abril: dia dedicada aos emigrantes
Por outro lado, a delegação da Câmara Municipal de Brockton deverá participar, no dia 28 de Abril, num encontro com os emigrantes que, conforme é o desejo das autoridades locais, deve igualmente contar com a presença do Presidente da República, José Maria Neves.
A presença do mayor de Brockton nesse encontro com os emigrantes é vista como sendo particularmente simbólica e uma ocasião de reconhecimento formal do papel que a diáspora vem desempenhando no desenvolvimento da ilha e de Cabo Verde.
“Será uma oportunidade para evidenciar o potencial de inclusão política, social e económica da nossa diáspora, que representa a nossa força, riqueza e esperança”, sublinhou Nuías Silva.
Recorde-se que o cabo-verdiano-americano, Moisés Rodrigues, alcançou, nas eleições de Novembro passado (2025), uma victória considerada histórica uma vez que é o primeiro cabo-verdiano-americano nascido em Cabo Verde a assumir a liderança da Câmara Municipal de Brockton, cuja cidade também é conhecida como a “Cidade dos Campeões”.
Presença de outras delegações
Além da delegação de Brockton, São Filipe receberá, pela primeira vez, e para participar nas festividades do Dia do Município e da Bandeira, o presidente da Câmara Municipal de Ourém (Portugal), município onde se localiza a vila de Fátima e o Santuário de Fátima.
A visita visa reforçar a cooperação em áreas ligadas ao Santuário de Nossa Senhora do Socorro, bem como promover o desenvolvimento da aldeia turística de Luzia Nunes, com enfoque na transformação da cera em produtos artísticos e turísticos, além do reforço da cooperação nos domínios dos bombeiros e da protecção civil.
Outro destaque vai para a presença inédita do presidente da autarquia portuguesa Amadora, bem como a participação da Palmela, que será representada por uma vereadora, devido a compromissos institucionais da nova presidente.
O programa contará ainda com a presença de vários embaixadores, incluindo o da China, além de delegações governamentais.
C/INFORPRESS

