PUB

Política

Legislativas 2026: João Luís defende mais segurança e melhor saneamento para a capital 

O Presidente da União Cabo-verdiana e Democrática (UCID), João Santos Luís, defendeu, no sábado, na Praia, a necessidade de melhorar a urbanização, reforçar a colocação de câmaras de vigilância e o policiamento de proximidade, para garantir mais segurança na capital do país. O candidato a primeiro-ministro de Cabo Verde reforça a necessidade de quebrar o bipartidarismo, quando a campanha entra nos derradeiros últimos 5 dias. 

João Santos Luís fez estas declarações à Inforpress, na sua passagem pela ilha de Santiago, primeiro, para participar no debate entre os candidatos, e, no sábado, para contactos com as regiões Norte e Sul.

Para o candidato, a criminalidade é uma das principais preocupações da capital, porque “os sucessivos governos não conseguirem atacar o mal pela raiz”, sobretudo devido à “ausência de políticas eficazes de reinserção social”.

Paz social para a capital 

“Praia é uma cidade cosmopolita, onde há muito comércio, confluência de pessoas vindas das ilhas e de todo o mundo. Nós temos de ter o aspecto de segurança reforçado para trazer a tranquilidade e a paz social que a população precisa”, declarou.

Além de mais câmaras de videovigilância e do aumento do policiamento de proximidade, o líder partidário afirmou que se deve apostar na eliminação de becos e zonas consideradas inseguras.

Saneamento básico é outra preocupação

Outra preocupação manifestada pelo presidente da UCID está relacionada com melhores políticas de saneamento básico e tratamento de lixo, para o bem da saúde pública.

“O lixo é dinheiro. O lixo, também, se for maltratado, mal conservado, implica com a saúde pública. Nós queremos cabo-verdianos muito saudáveis, sem problemas de saúde, por causa do lixo”, afirmou, considerando que estas medidas poderão transformar a capital numa cidade mais segura, atractiva para residentes, turistas e investidores.

Cinco partidos e mais de 500 candidatos efectivos

Para as eleições legislativas de 17 de Maio próximo, a campanha eleitoral conta com a participação das três forças políticas com assento parlamentar (MpD, PAICV e UCID), assim como a participação do PP e do PTS, que concorrem em apenas seis círculos eleitorais.

Estão em disputa 72 assentos na Assembleia Nacional, sendo 66 eleitos pelos círculos nacionais e seis pelos círculos da emigração. Ao todo, são mais de 500 candidatos efectivos em destaque na campanha, que arrancou a 30 de Abril, e decorrerá até às 24 horas do dia 15 de Maio.

Recorde-se que nas últimas eleições legislativas em Cabo Verde, no dia 18 de Abril de 2021, o Movimento para a Democracia (MpD) venceu com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

PUB

PUB

PUB

To Top