O Campeonato Nacional de Basquetebol, sénior masculino, época 2025-2026, arranca, esta Segunda-feira, 17, às 18 horas, no Pavilhão Vavá Duarte, cidade da Praia, e decorre até 23 de Agosto com a participação de sete equipas em representação de seis regiões desportivas. A Real Sociedade, actual campeã nacional, inicia a defesa do título, amanhã, Terça-feira, 18 de Agosto diante da equipa Unidos do Norte da ilha do Fogo.
Promovido pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, o Campeonato Nacional de Cabo Verde de basquetebol sénior masculino conta com a participação de sete equipas de seis regiões desportivas distribuídas em dois grupos (A e B).
Recorde-se que Campeonato Nacional de Basquetebol, sénior feminino, igualmente disputado no pavilhão Vavá Duarte, terminou na semana passada, tendo o Clube Desportivo ABC da Praia, da região desportiva de Santiago Sul, sagrado campeão de Cabo Verde.
Programação dos jogos:
𝐒𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝟏𝟕/𝟎𝟖
18:00 — Cerimónia Oficial de Abertura
18:30 — Pantera Negra x Unidos do Norte (Grupo B)
20:30 — ABC x Académica Mindelo (Grupo A)
𝐓𝐞𝐫ç𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝟏𝟖/𝟎𝟖:
18:30 — Liprobasket x Atlético Clube Tarrafal (Grupo A)
20:30 — Unidos do Norte x Real Sociedade (Grupo B)
𝐐𝐮𝐚𝐫𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝟏𝟗/𝟎𝟖:
18:30 — ABC x Liprobasket (Grupo A)
20:30 — Académica Mindelo x Atlético Clube Tarrafal (Grupo A)
𝐐𝐮𝐢𝐧𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝟐𝟎/𝟎𝟖:
18:30 — Académica Mindelo x Liprobasket (Grupo A)
20:30 — Real Sociedade x Pantera Negra (Grupo B)
𝐒𝐞𝐱𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝟐𝟏/𝟎𝟖:
18:30 — 𝑨𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒕𝒂çã𝒐 𝑶𝒇𝒊𝒄𝒊𝒂𝒍 𝒅𝒂 𝑺𝒆𝒍𝒆çã𝒐 𝑵𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑩𝒂𝒔𝒒𝒖𝒆𝒕𝒆𝒃𝒐𝒍
20:00 — Atlético Clube Tarrafal x ABC (Grupo A)
𝐒á𝐛𝐚𝐝𝐨, 𝟐𝟐/𝟎𝟖 (𝐌𝐞𝐢𝐚𝐬-𝐅𝐢𝐧𝐚𝐢𝐬):
18:00 — 1.º Grupo A x 2.º Grupo B
20:00 — 1.º Grupo B x 2.º Grupo A
𝐃𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨, 𝟐𝟑/𝟎𝟖 (𝐅𝐢𝐧𝐚𝐢𝐬):
18:00 — Jogo do 3.º/4.º Lugar
20:00 — Final
22:00 — Cerimónia de encerramento e entrega de troféus
Participação de sete equipas de seis regiões desportivas
Promovido pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, o campeonato de Cabo Verde de basquetebol sénior masculinoconta com a participação de sete equipas de seis regiões desportivas distribuídas em dois grupos (A e B).
O grupo A é constituído pela equipa do ABC (Santiago Sul), Académica Mindelo (São Vicente), Liprobasket (Santo Antão) e Atlético Clube Tarrafal (Santiago Norte).
Do Grupo B fazem parte as formações do Real Sociedade (campeã nacional em título), Pantera Negra (ilha do Sal) e Unidos do Norte (ilha do Fogo).
A fase de grupo do campeonato é disputada no sistema de todos contra todos, sendo que os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para as meias-finais disputadas que terão lugar Sábado, 22 de Agosto.
A final será disputada, Domingo, 23 de Agosto, às 20 horas, e será antecedida da partida para a definição do 3.º e 4.º lugares.
Inicialmente, a competição estava prevista para ter lugar na ilha da Boa Vista ou em São Vicente, mas, segundo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, José Semedo, acabou por não ser possível devido à falta dosapoios necessários.

