PUB

Sem categoria

Destaques da edição 381 do Jornal A NAÇÃO

LIDERANÇA DO PAICV: “TEMOS TODAS AS CONDIÇÕES PARA GANHAR EM 2016”
A recém-eleita presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, garante que o seu Partido está preparado para vencer as eleições em 2016, mas para que tal aconteça espera que os “tambarinas” se mantenham unidos e coesos. Sobre a formatação das estruturas do PAICV, a nova presidente do Partido deixa tudo nas mãos do Congresso, marcado para Janeiro.
RESCALDO DAS ELEIÇÕES DE DOMINGO: EFEITOS COLATERAIS DA VAGA RENOVADORA DE JANIRA
A eleição de Janira Hopffer Almada para presidente do PAICV logo à primeira volta, numa disputa a três, acarreta efeitos colaterais nada negligenciáveis. Desde o peso político real dos ditos “figurões” regionais e nacionais do partido ao desconforto da ministra Cristina Fontes Lima e de Felisberto Vieira para se manterem nos respectivos cargos, há muita coisa a passar a limpo.
RECADO: FILÚ MANDA CARTA ABERTA AOS MILITANTES
Na Carta publicada em exclusivo pelo A NAÇÃO, o candidato vencido, Felisberto Vieira, desafia os seus camaradas a estarem “sempre à altura da sua aposta na Democracia e no Desenvolvimento”, garantindo que participará no Congresso Extraordinário de Janeiro, “representando claramente a nossa visão de Convergência e a justeza das nossas causas, aspectos que serão um valioso contributo para a nova liderança do Partido”.
ELEIÇÕES NO BAD: CEDEAO TIRA TAPETE A CRISTINA
Os chefes de Estado da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados Oeste Africanos), que se reuniram sábado passado, em Abuja (Nigéria), querem apoiar a candidatura do nigeriano Akinwumi Adesina à presidência do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), sacrificando os até agora favoritos Cristina Duarte e o maliano Birama Sidibé. A ideia é ter uma personalidade única da região para enfrentar o concorrente proposto pela SADC, organização dos países da África austral que gravita à volta da África do Sul.
SÃO VICENTE: PLATAFORMA DE FRIO SÓ EM FEVEREIRO
A plataforma de frio do Mindelo, projectada para refrigerar 3.700 toneladas de pescado, carnes e legumes, só ficará pronta em Fevereiro próximo. Fica, uma vez mais, adiada a inauguração do complexo cujas obras deveriam estar concluídas em finais do passado mês de Outubro e que os operadores aguardam desde 2008, quando um incêndio destruiu a infra-estrutura de frio então existente.
MAU ANO AGRÍCOLA E ERUPÇÃO VULCÂNICA ASSOMBRAM NATAL
Os efeitos do mau ano agrícola e da erupção vulcânica na ilha do Fogo estão a repercutir-se nas compras dos cabo-verdianos para o Natal. A uma semana da noite da consoada, o movimento nas lojas está fraco e o ambiente frio e cinzento. Os comerciantes, esses, ainda esperam fazer mais negócios na véspera de 25 de Dezembro.
FALTA DE PASTO: GADOS EM RISCO DE EXTINÇÃO
O preço da vaca e da cabra caiu mais de 40 por cento nas últimas semanas por causa do mau ano agrícola. Para evitar que os animais morram à fome e à sede – como já acontece no Fogo, Maio ou Santiago – os criadores estão a desfazer-se dos seus animais, não importa como. Há já o risco de acabar com toda a criação doméstica, pondo em xeque a actividade pecuária, um sector que cresceu bastante nos últimos anos em Cabo Verde.
LICEU AMÍLCAR CABRAL (NA ASSOMADA): REFEIÇÕES QUENTES PARA TRAVAR ABANDONO ESCOLAR
O Liceu Amílcar Cabral, na cidade da Assomada, em Santa Catarina (no interior de Santiago), lançou mãos a um programa de refeição quente, destinado aos seus alunos mais carenciados e que moram em localidades distantes. Isso como forma de travar o abandono escolar que se faz sentir.
SANTA CRUZ: ASSOCIAÇÃO ESPERANÇA EM RISCO DE FECHAR PORTAS
A Associação Esperança (AE), em Santa Cruz, está a passar por dificuldades, com risco de fechar as portas, por falta de financiamento. Há seis anos a lutar na prevenção do VIH/Sida e a lidar com seropositivos, apesar dos ganhos, o desafio ainda não terminou. Até porque a AE é a única associação do género na ilha de Santigo e ao nível do país só existe mais uma outra, em São Vicente.
Esta edição nº 381 do Jornal A NAÇÃO, que chega às bancas nesta quinta-feira, 18 de Dezembro, traz, ainda, o Caderno ETC., e a coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top