PUB

São Vicente

São Vicente: “Os sanvicentinos devem abraçar o projecto de museu de água de Mindelo” – responsável

O projecto da associação Aga Nôs Vida de criação de um “Museu d´Água de Mindelo” foi apresentado na tarde de hoje e deverá ser abraçado pelos sanvicentinos, tal como defendeu o presidente desta instituição, Carlos Ramos.

Na tarde de sexta-feira, segundo este responsável, avançou à Agência de notícias, Inforpress, foi apresentada a “estratégia” para se desenvolver este museu, que abarcará três núcleos.

O primeiro referente a história JAIDA-Electra, que poderá ser edificado no antigo depósito de água do Dji d´Sal e contando o percurso da dessalinização, o ecomuseu da nascente do Madeiral e por fim um circuito da cidade e as suas fontes.

“Estamos a iniciar, a dar os primeiros passos, confiantes que vamos conseguir alcançar os nossos objectivos e daí que contamos com a cooperação de São Vicente e da comunidade mindelense”, lançou a mesma fonte, que espera que os cidadãos juntem à associação e que possam “ganhar força e avançar”.

Insistindo, Carlos Ramos defende que os sanvicentinos devem abraçar este projecto, até porque, o objectivo da Aga Nos Vida é “essencialmente” de criação do referido museu, que “servirá para São Vicente e para Cabo Verde, com interesse turístico e para a história”.

“E conhecendo um pouco a história deste abastecimento, achamos que tem todo o interesse e cada vez estamos mais motivados para avançar”, exaltou, adiantando contar também com “grande apoio” da empresa pública de electricidade e água, Electra, que deverá permanecer mesmo se se efectivar a privatização, já aventada.

“Muito pelo contrário e sabendo do carácter social e cultural que o museu terá, estou em crer que qualquer entidade que venha adquirir a empresa Electra irá apoiar”, reforçou e para quem o projecto será “mais um activo” para a empresa.

Entretanto, por agora Carlos Ramos não avança data para a concretização do museu, uma vez que a associação, assegurou, “prefere fazer as coisas e depois anunciar”.

Na tarde de hoje a Aga Nos Vida também procedeu ao lançamento do livro “História do abastecimento de água à cidade de Mindelo”, que segundo a mesma fonte, se enquadra nos propósitos desta associação, formada por um grupo de cidadãos da cidade do Mindelo.

Estes cidadãos “conscientes” decidiram se associar para promover a criação do “Museu d´Água de Mindelo”, cujo impacto socio-cultural, defendem, se fará sentir, principalmente, nas camadas mais jovens, que “desconhecem as grandes dificuldades” para o abastecimento de água à São Vicente, desde do início do povoamento da ilha.

Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top