PUB

Desporto

Histórico: CS Mindelense celebra centenário

Há precisamente 100 anos, na cidade do Mindelo, era fundado o clube de futebol mais antigo de Cabo Verde. Além de ser pioneira da modalidade no país, o Clube Sportivo Mindelense é o que tem maior massa adepta tanto no território nacional como na diáspora.

Foi fundada a 25 de Maio de 1919, mas ficou consagrado o dia 25 de Maio de 1922 como a data da fundação oficial do clube, após a aprovação do primeiro estatuto, conforme portaria nº 95 da referida data. Antes de 1922, o clube chamava-se Naval, conforme relata António Bruno da Silva Araújo no seu livro “Percurso e Memórias”. A sede do clube na altura situava-se no começo da Rua de Morguino.

No ponto primeiro, do artigo segundo do estatuto está plasmada a vocação do Clube para promover e fomentar a prática desportiva, de educação física, e a realização de actividades culturais e recreativas, especialmente com os seus associados e atletas.

O primeiro título de campeão regional do Mindelense foi conquistado em 1938. A única equipa de futebol de Cabo Verde, então colónia portuguesa, que participou na Taça de Portugal, no ano de 1971, foi o Clube Sportivo Mindelense. Entre os jogadores que faziam parte dessa equipa destacam-se os nomes de Djosa Uim, Ti Naiss, Duca Armando Tchukim, Toy Bodim, Ibraltino e Djobla.

Na altura o adversário era o Sporting Clube de Portugal e o resultado, de 21-0, mostra o desastre que foi o jogo para o Mindelense. Aliás, esta goleada representa a maior derrota sofrida pelo clube na sua história e até os dias de hoje é um recorde na história da competição. Importa destacar que o Sporting na altura dominava o futebol português e estava no lote das melhores equipas europeias.

“O marcador final foi 21-0 (!) a favor dos leões, numa equipa que tinha Vítor Damas na baliza e jogadores de campo como Fernando Peres (o herói do jogo ao apontar sete golos), Fernando Tomé, Dinis, João Lourenço (marcou seis), Chico Faria, Pedro Gomes e Marinho, e que era treinada por Fernando Vaz. Até Damas marcou nesse dia, por penálti. “21 golos sem resposta do Sporting ao Mindelense – um recorde na competição”, podia ler-se na edição do Diário de Notícias no dia a seguir ao jogo.

Regionais e Nacionais

No pós-independência, o Mindelense soma um total de 12 Campeonatos Nacionais, facto que o coloca no primeiro lugar do Ranking de clubes nacionais. Atrás surgem as equipas do Sporting da Praia (10), Derby (3), Boavista (3), Travadores (2), entre outras. No período antes da independência o Mindelense foi campeão Nacional em sete ocasiões. A nível regional o Mindelense conquistou 26 títulos, de 1975 a esta parte, sendo o último dos quais agora em 2019. Antes da independência tinha conquistado 24 Regionais. Nos registos da história contemporânea que encontramos, podemos enumerar 11 equipas directivas lideradas pelos respectivos presidentes de direcção. A começar por José Figueira (Ti Djô Figueira), passando por Ricardino Vasconcelos, Daniel Andrade Sousa, Gustavo Albuquerque Fernandes, Cláudio Vicente Freitas, João da Cruz Lima, Isidoro José da Graça, Joaquim Sena Silva, Augusto Vasconcelos Lopes, Adilson César Nascimento e mais recentemente Daniel Jesus.

Confira o programa do Centenário:
25 de Maio – 08:30 h – Hastear da Bandeira na Séde do Clube.
3. 10:30 h – Missa por Alma dos Atletas, sócios, dirigentes, Treinadores e adeptos falecidos (com convite aos familiares) – Paróquia de Nossa Sr.ª da Luz, seguido de romagem ao cemitério.
4. 21 de Junho-Sessão Solene dos 100 Anos na Universidade do Mindelo.
5. Exposição centenária (fotos e troféus mais emblemáticos) no Centro Cultural do Mindelo.
6. Conferências do Centenário (entre Junho e Dezembro)
– Tema 1 – Importância social, cultural e desportiva dos clubes na história da sociedade cabo-verdiana: o caso do Clube Sportivo Mindelense.
– Tema 2 – História e Memórias do Clube Sportivo Mindelense, (diversos oradores).
7. Apresentação da camisola centenária.
8. Atividades e Convívio de Velhas Glórias.
9. 12 de Julho – Gala do centenário, com homenagem a alguns sócios, atletas, técnicos, dirigentes e parceiros.
10. Apresentação do site (parceria com Greenstudio)
11. Apresentação da Página do Facebook (parceria com Greenstudio)
12. Apresentação da App do Mindelense (parceria com Greenstudio)
13. Apresentação da Música/Hino do Centenário – Autor “JC“
14. Desfile dos 100 anos.
15. Apresentação pública do Livro do centenário.
16. Torneio Nacional de Futebol Feminino
17. Torneios de futebol (Juniores/Veteranos/Séniores)
18. Torneios de modalidades (1 fim de semana, cada)
a. Futsal (equipas de zonas);
b. Andebol
c. Basquetebol
d. Voleibol
e. Ténis
f. Atletismo (corrida Mindelense)
19. 13 de Julho – Mini-Festival na Rua da Praia – associado ao kavala Fresk
– Com atividades no mar – natação, corrida de botes, excursões na baía do porto grande
20. Mindelense Lá Fora!
– Internacional:
– Algumas atividades na diáspora: torneio entre emigrantes na França, Holanda, Luxemburgo, USA, seguido de convívio. Arrecadação de fundos e/ou materiais para o Clube e para instituições carenciadas.
– Nas Ilhas
– Identificar focal points na organização de eventos alusivos ao Centenário como sejam: torneios, convívios, exposição itinerante (depois de SV).
21. Baile de vermelho (27 de julho)
Saiba mais sobre o Centenário do Mindelense num caderno publicado na edição impressa Nº  612 do Jornal A NAÇÃO que chegou ás bancas na sexta-feira (24).

PUB

PUB

PUB

To Top