Dezenas de jovens no Porto Novo, Santo Antão, participaram nos primeiros cursos profissionais ministrados pelo pólo de formação profissional neste concelho, abarcando as áreas de contabilidade e recepção em alojamento hoteleiro, os quais marcam o arranque desse espaço.
A criação do pólo de formação profissional no Porto Novo, que deverá evoluir, até finais de 2019, para um centro de formação profissional, surge graças a uma parceria existente entre a edilidade e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEPF), através do centro de Santo Antão.
Este espaço de formação, que funciona nas instalações do centro de juventude local, dispõe de um grupo de formadores, que já orientou as duas formações, estando previsto, “brevemente”, o arranque de um segundo curso, desta feita em topografia, de nível cinco.
Essas acções visam dotar os jovens de “ferramentas de trabalho” que os possam facilitar o ingresso no mercado de trabalho.
No quadro do programa de emprego, empregabilidade e inserção, financiado pela cooperação luxemburguesa, em três milhões de euros, Porto Novo poderá, ainda este ano, passar a dispor de um centro de emprego e formação profissional.
O programa, lançado em finais de 2017, prevê ainda a criação, em todo o país, de seis pólos de formação profissional.
Ao longo deste ano, quase 800 jovens em toda a ilha de Santo Antão vão poder beneficiar de formação profissional e estágios profissionais no âmbito do programa de estágios profissionais e empregabilidade, lançado, em Março, nesta ilha, pelo Governo.
Para todo o arquipélago, o Governo prevê abarcar, em 2019, cinco mil jovens para estágios profissionais e outros tantos cinco mil para formação profissional.
Fonte: Inforpress
