PUB

Cultura

Sociedade Cabo-verdiana de Música representa Cabo Verde no VI Fórum Mundial da Música

A Sociedade Cabo-verdiana de Música vai representar Cabo Verde no VI Fórum Mundial da Música, realizado pelo Conselho Internacional da Música na UNESCO em Paris, França.

A iniciativa acontece de 28 de Setembro a 1 de Outubro  e visa celebrar o 70º aniversário da fundação do Conselho Internacional da Música.

O ponto alto será o debate sobre os “Cinco Direitos da Música” defendidos pelo Conselho Internacional de Música.

Esta sexta edição do Fórum Mundial da Música sucede às edições anteriores realizadas nas cidades de Los Angeles (Estados Unidos da América), Beijing (China), Túnis (Tunísia), Tallinn (Estónia) e Brisbane (Austrália) e vai juntar algumas centenas de músicos, profissionais da arte, entusiastas de todo o mundo para discussão e trocas de experiências destes profissionais, com o foco no futuro da música em diferentes contextos e na actual realidade.

Iniciativas não comerciais, o Fórum Mundial de Música e o Conselho Internacional de Música permitem a músicos, managers, directores de festivais, académicos, professores de educadores, activistas, governos, entidades de gestão colectivas e outros profissionais do mundo global do sector da música discutirem em alto nível estratégias e linhas orientadoras para o sector da música.

Paralelamente, constituí um espaço de excelência de Networking, no qual todos os presentes podem encontrar uma linha de colaboração e de trabalho conjunto na perspectiva da troca e na defesa dos Cincos Direitos e valores defendido pelo Conselho Internacional da Música.

A presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música, Solange Cesarovna, fará a sua comunicação no dia 29, no painel que vai debater o “Direito 5”, isto é, “O Justo Reconhecimento e o Justo Pagamento pela Utilização da Obra do Autor e do Musico” e estará acompanhada pelo grande autor Wally Badarou, membro do Conselho Internacional de Autores, CIAM e que tem trabalhado com músicos como Joe Cocker, Grace Jones, Mick Jagger, Marianne Faithfull.

Este painel vai ainda contar com a presença de Irfan Aulia, manager e director de Massive Music Entertainment Ltd e tem ainda agendado duas intervenções, do assistente do director-geral da Cultura da UNESCO, Erneto Ottone e do ministro da Cultura da Croácia.

O Conselho Internacional de Música tem vindo a posicionar-se como uma plataforma influenciadora global na partilha de conhecimento sobre a música, sobretudo no século XXI, tendo explorado vários tópicos sobre diferentes perspectivas nos olhares cultural, económico e politico, de entre outros profissionais.

PUB

PUB

PUB

To Top