PUB

Ambiente

África, a cadela que está ajudar a encontrar ninhos de Gongon no Fogo

O projecto Vitó, na ilha do Fogo, está a utilizar um cão treinado para encontrar ninhos de Gongon.

O canino, treinado para farejar e encontrar os ninhos dessa espécie, segundo o projecto Vitó, “os mais difíceis de encontrar por estarem em sítios de difícil acesso e/ou por reproduzirem em barrancos e ribeiras que são abundantes na ilha” foi adquirido no âmbito do Projeto de Conservação de Aves Marinhas de Cabo Verde, com o apoio da Universidade de Barcelona.

De todas as 8 espécies de aves marinhas que se reproduzem Cabo Verde, os ninhos de Gongon são os mais difíceis de se localizar. Uma tarefa que tem sido mais facilitada, segundo o projecto Vitó, graças à aquisição desta cadela, da raça Springer Spaniel Inglês, a quem deram o nome de África. Segundo os mesmos, esta fêmea veio melhorar a”eficiência das buscas de ninhos”.

É que África chegou em Dezembro passado e “tem dado uma excelente ajuda nas buscas”.

Os técnicos realçam ainda que a cadela já identificou 10 novos ninhos de Gongon só neste último mês. Um número que contrasta com anos de trabalho. “Para ter uma ideia da eficiência da África, nos 12 anos de trabalho na ilha do Fogo identificámos 40 ninhos”.

O prpjecto Vitó agradece ao técnico Admilton Dino que esteve a liderar este trabalho de campo, ao professor Jacob Solis da Universidade de Barcelona que tem treinado a África e aos agricultores e pastores que sempre os apoiam no campo.

PUB

PUB

PUB

To Top