PUB

Mundo

Talibã anuncia fim da trégua parcial no Afeganistão

Os talibãs anunciaram, segunda-feira, 2, que encerraram a trégua parcial estabelecida em 22 de Fevereiro e retomaram os ataques contra as Forças de Segurança afegãs. A decisão foi tomada dois dias após a assinatura de um Acordo histórico com os Estados Unidos da América (EUA). Pouco tempo depois, a Polícia afegã anunciou a morte de três pessoas na explosão de uma bomba em um campo de futebol no Leste do País.

A Comissão Militar dos Talibã emitiu um documento pedindo aos combatentes que retomem as acções contra as forças afegãs. Segundo o porta-voz dos insurgentes, Zabihullah Mujahid, o período de redução da violência, que durou nove dias, “terminou e nossas operações voltarão à normalidade”. Ele acrescentou ainda que “conforme o acordo (EUA-Talibã), nossos combatentes não atacarão as forças estrangeiras, mas nossas operações contra as Forças do Governo de Cabul continuarão”.

O Presidente afegão, Ashraf Ghani, havia anunciado no domingo, 1, o prolongamento da trégua parcial, pelo menos, até o início das discussões entre o Governo e os rebeldes afegãos, agendadas para 10 de Março, com o objectivo de “alcançar um cessar-fogo completo”. Mas o chefe de Estado também rejeitou um dos principais pontos do Acordo assinado no sábado, em Doha (No Qatar), por Washington e pelos insurrectos, em cuja negociação não participou, a saber, a libertação de cinco mil prisioneiros dos Talibã em troca de mil membros das forças afegãs detidos pelos insurgentes.

Essa medida era “um pré-requisito para as discussões inter-afegãs”, lembrou Zabihullah Mujahid, ilustrando as dificuldades que virão para que Cabul e os insurgentes alcancem um acordo.

Segundo o Acordo de Doha, um eventual cessar-fogo, por outro lado, é apenas um “elemento” das discussões que estão por vir e não uma obrigação para que elas ocorram, como Ashraf Ghani deseja.

Segundo o Compromisso, assinado no Qatar, os americanos e seus aliados concordavam em retirar todas as suas tropas do Afeganistão em 14 meses se os insurgentes respeitarem os termos do texto, incluindo a abertura de discussões entre os Talibãs e Cabul, visando uma paz duradoura.

 

Com: RFI

PUB

PUB

PUB

To Top