PUB

Covid-19

Covid-19: “Relaxamento” nas medidas de proteção preocupa DNS

O Diretor Nacional de Saúde, Artur Correia, mostra-se apreensivo em relação a um “relaxamento” das pessoas, especialmente em Santiago e São Vicente e que pode levar a um aumento considerável de novos casos de coronavírus.

Ontem, no dia em que a Cidade da Praia registou mais dez casos positivos, elevando para 113 o número de casos acumulados, o mesmo alertou que se está a notar um relaxamento das pessoas, nomeadamente em grandes aglomerações, o que, segundo Artur Correia, mostra que mais casos vão continuar a aparecer.

“Já verificamos que na Praia, em São Vicente, e em algumas outras ilhas, há um certo desleixo no cumprimento quer do confinamento, quer no evitar de aglomeração de pessoas. Isto é reprovável. Vamos ter mais casos, eventualmente vamos ter mais mortes. Se as pessoas continuarem com esse comportamento, a situação poderá piorar e poderá sair do nosso controlo”, apontou Artur Correia.

Isto quando Santiago e Boa Vista já estão há mais de um mês em Estado de Emergência e vão continuar até 14 de Maio.

Com um total de 21 bairros afectados, na Praia, os mais críticos são Vila Nova-Moinho, Achada Santo António, Ponta D´Água e Achada São Filipe.

Entretanto, explicou o DNS, os locais de residência têm a sua importância, mas “não é assim tão relevante”, uma vez que o registo do bairro de residência dos infectados nem sempre coincide com os locais de infecção.

“A COVID-19 é uma doença que vai durar no mundo e em Cabo Verde. Temos de estar conscientes de que temos de cumprir a nossa parte para evitar que os serviços de saúde percam o controlo e evitar que o Serviço Nacional de Saúde seja invadido com casos e que a gestão dos casos se descontrole”, alertou ainda o DNS.

Quanto aos dados de hoje, das 77 amostras analisadas, foram diagnosticados dez casos positivos, todos do Concelho da Praia.

Cabo Verde regista até este momento 175 casos, sendo 116 na ilha de Santiago (113 na Praia, dois em Tarrafal e um em São Domingos), 56 na Boa Vista e um em São Vicente. Dos 175 casos confirmados, há 37 recuperados e dois óbitos, ambos de idosos, com quadros clínicos já complicados, sendo um turista inglês de 62 anos e uma mulher cabo-verdiana com mais de 90 anos.

Até agora, passando mais de um mês desde o aparecimento do 1 caso (19 Março na Boa Vista), a maioria dos casos positivos são pessoas com sintomas leves a ligeiros.

PUB

PUB

PUB

To Top