PUB

Economia

MpD acusa Governo de deteriorar situação monetária do país com a redução do crédito à economia

O MpD acusou hoje o Governo, através de um comunicado de imprensa, de ter “deteriorado” a situação monetária do país com a redução do crédito à economia e a elevação da taxa de juro acima de dois dígitos.
Segundo o documento divulgado hoje pelo Movimento para a Democracia (MpD), na Cidade da Praia, passados seis meses após a decisão do Conselho de Administração do Banco de Cabo Verde num “afrouxamento da sua política monetária”, dados da própria BCV vêm confirmar a “deterioração” da situação económica do país.
“O MpD já tinha alertado o Governo. A realidade não se altera por decreto, nem com pacotes de propaganda e de medidas avulsas. A economia cabo-verdiana continua em profunda estagnação e o potencial de crescimento económico tem estado a reduzir-se e quedou-se hoje para níveis abaixo dos 3%”, cita o documento.
De acordo com o MpD, o crescimento real efectivo situa-se na ordem de 1%, “pelo que Cabo Verde cresce hoje menos do que todos os seus principais parceiros e competidores, menos do que o continente africano (seis vezes -), menos do que os países da região da CEDEAO (cinco vezes -), e menos do que os pequenos países insulares (três vezes -) “.
Segundo o maior partido da oposição no arquipélago, Cabo Verde tem um Governo que não consegue compreender que as empresas são instituições da mais elevada importância no país e que são as empresas que geram empregos e rendimentos, competem à escala global, criam valor, inovam, produzem e exportam.
“Este Governo não consegue cuidar do ambiente de negócios e não se empenha na sua melhoria. Só assim se justifica que o ambiente de negócios seja mau”, sublinha indicando ainda, que o país continua ainda na cauda de avaliação em termos de ambiente de negócios e de competitividade.
De acordo com o comunicado do MpD, Cabo Verde ocupa a 86ª posição, entre 144 países, no índice de competitividade do turismo; 114ª posição de 144 países, no índice de competitividade global; e 122ª posição, de 189 países, no Doing Business do Banco Mundial.
Por este motivo, o MpD sustenta que o ambiente de negócios é mau, pois, “o país continua sendo confrontado com uma contínua deterioração das condições de acesso ao financiamento às empresas”, enquanto o ambiente de negócios continua a enfrentar permanente redução do rendimento disponível e da procura interna e um aumento continuado do desemprego e do subemprego.
“O Estado deve hoje mais de 6 milhões de contos às famílias, um valor acima de 4% do PIB e dois milhões de contos de IUR e IVA; 1,5 milhões de contos ao sistema”, sustenta o comunicado, enfatizando que “na verdade, temos uma única opção racional. Abraçar um novo projecto de sociedade protagonizado pelo MpD”.

PUB

Adicionar um comentário

Você precisa estar logado para escrever um comentário Login

Faça o seu comentário

PUB

PUB

To Top