PUB

Sociedade

Exercício SARex20 da Guarda Costeira termina esta quinta-feira

Trata-se de um exercício feito anualmente, que permite aos militares, em caso real, realizar uma operação de busca e salvamento da melhor forma possível.

Este exercício teve início na terça-feira e tem a duração de três dias. A pandemia da Covid-19 acabou por limitar o número de militares envolvidos na operação. Contudo o Comandante da Guarda Costeira, Pedro Santa, acredita que a instituição poderá sair mais fortalecida do SARex20.

“Para cumprir o distanciamento social, temos poucos militares envolvidos neste exercício. Contamos com outros parceiros neste exercício, caso dos Bombeiros, a Primeira Região Militar com a sua equipa médica, a Comissão Nacional de Busca e Salvamento, enfim, é um exercício que deveria envolver muitos parceiros, mas acabamos por deixar alguns de parte por causa da pandemia”, diz Pedro Santa.

O exercício decorre na sua maior parte no mar, pelo que, poucas pessoas conseguirão assistir.

Pedro Santa espera que a Guarda Costeira consiga cumprir os objectivos de modo a poder, cada vez melhor, cumprir as suas tarefas que é a busca e o salvamento e, assim, conseguir salvar cada vez mais pessoas.

O SARex20 está enquadrado na Planificação das Operações da Guarda Costeira do ano de 2020, aprovado pelo CEMFA. Participam no exercício cerca de 180 militares.

PUB

PUB

PUB

To Top