PUB

Cultura

Jornalista Gláucia Nogueira cria museu virtual da música de Cabo Verde

Cabo Verde ganha agora, em Fevereiro, um museu virtual de música. A iniciativa parte da jornalista Gláucia Nogueira que surge na sequência do livro Cabo Verde e a Música- Dicionário de Personagens. Além do livro, o museu irá contribuir para preservar a memória dos factos, personagens, histórias e trajetórias da música em Cabo Verde.

Glaucia Nogueira parte dos 20 anos de pesquisa, que deram forma ao livro Cabo Verde e a Música – Dicionário de Personagens, de autoria própria, para desenvolver o Museu Virtual da Música de Cabo Verde.

Com conteúdos de texto, áudio, vídeo e fotografias, o museu virtual é uma partilha de conhecimentos e pesquisas da jornalista e uma oportunidade de expor o material acumulado ao público.

“É um projeto que vai além do livro. O museu surge porque há muito material acumulado ao longo desses anos todos de pesquisa que não estava apresentado, então, a existência de um museu virtual é uma oportunidade de expor para as pessoas coisas que, unicamente, através do livro não tiveram acesso “, adianta Glaucia Nogueira.

No museu, o visitante tem acesso a personagens, expressões musicais, instrumentos, discografia, bibliografia, para além de conteúdos interativos e pedagógicos como jogos e quizzes.

A ambição maior deste projeto virtual é de também contribuir para preservar a memória de factos, personagens, histórias e trajetórias relacionadas com as práticas musicais em Cabo Verde e nas comunidades emigradas, bem como contribuir para a educação e a cultura das novas gerações.

O Museu Virtual da Música de Cabo Verde encontra-se ainda em elaboração, sendo que um protótipo do projeto já está disponível na internet. A previsão é de que o museu seja lançado ainda neste mês de Fevereiro, contudo não ainda  possui patrocinadores.

À semelhança do livro de Gláucia Nogueira, o museu procura apoios através de uma campanha de financiamento coletivo para sustentar o projeto.

O Museu Virtual pode ser consultado neste endereço: https://www.caboverdeamusica.online/

PUB

PUB

PUB

To Top