PUB

Cultura

Adê lança álbum colaborativo “Entre Ilhas” esta sexta-feira

O músico e produtor cabo-verdiano Adê da Costa lança, amanhã, sexta-feira, 08, o álbum colaborativo “Entre Ilhas” em todas as plataformas digitais. “Entre Ilhas” é o resultado de um projeto musical inédito que conecta artistas e sonoridades dos arquipélagos de Canárias, Cabo Verde, Madeira e Açores. O álbum será apresentado dia 10 de maio às 20h, no Festival Soltura, em Gran Canaria.

O disco faz parte do mais novo projeto musical do artista maiense, residente em Barcelona, Espanha, intitulado Macaronesia Vol.1 e nos ritmos das nove músicas que compõem “Entre Ilhas”, o artista diz que a obra “mergulha nas raízes culturais da região da Macaronésia”, revelando pontes históricas e afetivas por meio da música.

Aliás, o hino oficial da edição 2025 do festival Soltura, “El lugar del que yo vengo”, foi escolhido e faz parte do álbum “Entre Ilhas”.

Show em Cabo Verde “ainda este ano”

O álbum já conta com outras apresentações agendadas, sendo dia 24 em Tenerife e no dia 1 de junho na Ilha da Madeira. Quanto a Cabo Verde, Adê diz que será “ainda este ano”.

“Cheguei às Canárias aos 18 anos e vivi ali por mais 12. Desde o primeiro momento, percebi semelhanças marcantes no comportamento e no modo de viver dos canários com os nossos, cabo-verdianos. Isso sempre me instigou profundamente e, por essa razão, alimentei ao longo dos anos o desejo de fundir essas culturas e reforçar os laços que já são naturalmente fortes entre nós através da música. Estou muito feliz por finalmente conseguir transformar essa ideia em uma realidade palpável”, relata.

O projeto foi idealizado pelo músico e produtor Adélcio da Costa Soares, conhecido no mundo da música por Adê e “ganhou fôlego e novas conexões” com a entrada do músico canário Pablo Quintana, que se juntou à iniciativa a convite de Adê.

De acordo com o produtor Pablo Quintana, o projeto foi, desde o início, um verdadeiro processo de descobrimento.

“Sempre admirei a música cabo-verdiana, mas ainda não tinha plena consciência da conexão tão profunda que existe entre as ilhas da Macaronésia — especialmente no plano musical. Quem ouvir o álbum certamente será transportado por uma autêntica viagem insular “, garante.

Cultura, sustentabilidade e inclusão

Segundo Adê mais do que um álbum, “Entre Ilhas” é um manifesto em defesa da preservação ambiental, da igualdade de oportunidades e da valorização das conexões culturais entre as ilhas.

Com apoio do Cabildo de Gran Canaria e do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, o projeto reforça o papel da música como agente de transformação e consciência coletiva.

O álbum conta com a participação de artistas consagrados da cena musical atlântica, como Adê da Costa, Fattú Djakité, Hilar, Iván Torres, Josslyn, Julia Rodríguez, Jurandir da Silva, Pablo Queu, Roberto Moniz, Ste, Sylvie Hernández, Yeray Rodríguez e Yone Rodríguez, que juntos criam um repertório vibrante, sensível e diverso, unindo tradição e inovação em uma linguagem musical global.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top