PUB

Cultura

Escritor Joaquim Arena em tournée literária por Suíça e Itália

O escritor e jornalista cabo-verdiano, Joaquim Arena, vencedor do Prémio Oceanos de Literatura em 2023, embarca, de 11 a 15 de maio, numa “mini” tournée que passará por Suíça e Itália, onde fará o lançamento da versão em italiano da obra premiada “Siríaco e Mister Charles”. O primeiro lançamento será dia 11 em Chiasso, na Suíça.

Joaquim Arena, jornalista do A NAÇÃO, passará por quatro cidades destes dois países. Após Chiasso, o escritor segue para Itália.

Em Bolonha o autor participa, dia 12, numa Conferência sobre suas obras literárias e sobre a literatura cabo-verdiana. Nos dias 13 e 14 é a vez de Génova receber a mesma conferência.

Maior feira do livro de Itália

A mini tournée termina dia 15, com a apresentação da versão em italiano de “Siríaco e Mister Charles” no Salão do Livro de Turim, a maior feira do livro de Itália.

A tradução italiana da obra é uma publicação da editora Besa Muci e tem tradução de Giacomo Falconi.

“Siríaco e Mister Charles”

O livro “Siríaco e Mister Charles” é um romance histórico que entrelaça as vidas de dois personagens reais: Siriaco, um ex-escravo com uma doença de pele grave, vitiligo, e um Darwin muito jovem. Uma amizade um tanto incomum se desenvolve entre os dois.

Darwin ficou fascinado pelo mapa corporal de Siríaco, cujas manchas claras o desviavam do destino típico e estabelecido do homem negro escravizado. Um romance para refletir sobre o colonialismo e os sentimentos profundos que unem os seres humanos.

Perfil

Joaquim Arena nasceu em 1964, na ilha de São Vicente, Cabo Verde, tendo morado vários anos em Portugal, onde foi jornalista e se aventurou também no mundo da música.

Filho de pai português e mãe cabo-verdiana, é autor dos livros: Um Farol no Deserto (2000, IPC); A Verdade de Chindo Luz (2006, Oficina do Livro, traduzido para o espanhol); Para Onde Voam as Tartarugas (2010, Editorial Caminho); Debaixo da Nossa Pele (2017, INCM, Menção Honrosa do Prémio INCM/Vasco Graça Moura, Ensaio, 2016, publicado nos Estados Unidos e na China) e da obra Siríaco e Mister Charles (2022, Quetzal Editores).

Mais recentemente, já a residir em Cabo Verde, foi conselheiro para a Comunicação e Cultura do presidente Jorge Carlos Fonseca, entre 2017 e 2021. Atualmente, é jornalista do jornal A Nação.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top