De acordo com a RTC, o incêndio deflagrou na madrugada desta segunda-feira, 12, por volta das 04h50, no Porto da Praia, destruindo a embarcação de pesca semi-industrial “Peixe Rei II”, que estava aguardando autorização oficial para iniciar atividades de pesca.
Segundo relatos do Subcomandante dos Bombeiros Municipais, Ronaldo Varela, a primeira equipa de intervenção chegou ao local minutos após o alerta, encontrando a embarcação completamente em chamas. Utilizando uma tática de afastamento, os bombeiros procuraram evitar que o fogo atingisse embarcações próximas.
A embarcação estava com o motor ligado e ficou à deriva, colidindo com outras estruturas e embarcações ao longo do cais. Acabou por encostar na área de descarga de navios, onde foi finalmente amarrada com cabos de ferro e estabilizada.
A operação de combate contou com três viaturas, um autotanque e duas ambulâncias e oito efetivos dos Bombeiros Municipais. Não havia tripulantes a bordo da embarcação incendiada, e a causa do incêndio continua por apurar.
Sobre “Peixe Rei II”
Era um navio de pesca semi-industrial que havia sido lançado ao mar no dia 14 de abril, e estava no processo de certificação para a faina.
Na ocasião, segundo o o Ministro do Mar, Jorge Santos, este era o maior navio de pesca semi-industrial construído até à data na Ilha de Santiago, um feito que reflete os avanços na capacidade nacional de construção naval.
Adelise Furtado
Estagiária
