A empresa de transporte de cargas, Atlantic Shipping, inaugurou esta segunda-feira,12, um novo armazém em Achada Grande Trás, na cidade da Praia, e anunciou a disponibilização de novos serviços.
Orçada em 1 milhão de dólares, a infraestrutura deverá iniciar com 10 funcionários efetivos, e está equipada com um scanner de segurança, que vai permitir com que as cargas sejam inspecionadas no local.
O espaço vai reforçar a capacidade logística da empresa e integra um plano de expansão mais alargado, que prevê investimentos nas ilhas de São Vicente e do Fogo, com armazéns com dimensões e serviços idênticos aos da Praia, que deverão ser lançados no mês de junho.
O plano de expansão da empresa prevê ainda a disponibilização de novos serviços.

Presidente do Conselho de Administração, Victor de Pina
Aplicativo digital
O Presidente do Conselho de Administração, Victor de Pina, anunciou ainda o lançamento de um aplicativo digital, que vai permitir com que os clientes façam o rastreamento e monitoramento do percurso das encomendas.
Além disso, foi também anunciado o serviço de entrega domiciliária de pequenas encomendas.
Victor de Pina assegurou que estes investimentos representam o “início de uma nova etapa da empresa no país” e visam reforçar o compromisso da empresa de continuar a servir as comunidades cabo-verdianas no país e na diáspora e de “prestar o melhor serviço possível aos clientes”.
Maior eficiência
Com os novos espaços, equipamentos e serviços, explicou, os clientes irão diminuir o tempo de interação com outras entidades ou instituições.
“Os clientes só têm de lidar connosco. A carga é entregue nos Estados Unidos, transportada no nosso próprio navio, nos nossos contentores, é desovada e inspecionada aqui e entregue ao cliente”, explicou.
O Presidente da Atlantic Shipping aproveitou para agradecer “a confiança dos clientes, o empenho dos funcionários e o apoio das autoridades cabo-verdianas”.
A cerimónia de inauguração do novo espaço, que integra as comemorações do trigésimo aniversário da fundação da Atlantic Shipping, foi presidida pelo Primeiro-ministro. Ulisses Correia e Silva reconheceu o papel estratégico da empresa na ligação entre Cabo Verde e a sua diáspora e nas trocas comerciais entre o arquipélago e os Estados Unidos.
“Sem a Atlantic Shipping, teríamos sérias dificuldades. É um parceiro que serve a nossa comunidade com dedicação e visão”, afirmou o governante.
Memorando de entendimento com Governo
Durante o evento, que contou com a presença de membros do governo, representantes municipais e do corpo diplomático, foi assinado um memorando de entendimento entre a Atlantic Shipping e o Ministério das Finanças.
O documento estabelece “as bases de cooperação para a constituição de uma parceria público-privada para a prestação de serviços de transporte e entrega de pequenas encomendas em Cabo Verde, com foco na segurança, celeridade e redução de custos”. As duas partes deverão cooperar a nível da otimização de processos logísticos e administrativos, na implementação de tecnologias de rastreamento e gestão de dados e no estabelecimento de centros logísticos regionais.
A Atlantic Shipping foi criada a 17 de Fevereiro de 1995 por um grupo de cabo-verdianos residentes nos Estados Unidos da América e em Cabo Verde, “para responder à necessidade de uma carreira regular e fiável entre os dois países”. Atualmente, a empresa tem armazéns em Fall River, Boston e em Brockton.
Ilda Fortes
