PUB

Desporto

Morreu Silvino de Ponta Belém, antigo internacional cabo-verdiano

Vai hoje a enterrar no cemitério da Várzea, Praia, o antigo internacional cabo-verdiano de futebol Silvino Monteiro Silva, 71 anos, falecido ontem, terça-feira, na cidade da Praia, vítima de uma doença prolongada. Ele era mais conhecido por Silvino de Ponta-Belém, uma alcunha que remete para o sítio praiense que o acolheu nos longínquos anos 50 do século passado, vindo de João Maluco (Lobito, Angola), sua terra natal.

Filho de pais cabo-verdianos – Luís Monteiro Silva e Maria Hora Leal – este angolano-cabo-verdiano chegou a Cabo Verde em 1961.

Década de 1980.
Vemo-lo aqui ao serviço do Sporting da Praia, fugindo à perseguição adversária

Era muito novo quando se apresentou no Estádio da Várzea, aos 15-16 anos, para jogar na equipa sénior do CD Travadores da Praia (1969/70), com Betinho Mota Gomes, na altura, como treinador.

 

Evoluiu depois para o Boavista da Praia e depois para o Sporting da Praia, terminando a carreira no Vitória da Praia.

Foi convocado para a Selecção Nacional por três vezes: 1974, por ocasião de um torneio triangular, na Guiné-Bissau, durante a celebração da Páscoa, num evento em que também participaram o FC do Porto (vencedor) e a SN da Guiné-Bissau; em 1980, por ocasião das comemorações do “5 de Julho”, num torneio em que Cabo Verde ficou pelo 2º lugar; e em 1981, para a IIIª Edição da Taça Amílcar Cabral (TAC), no Mali. Nesse torneio, Silvino Di ponta Belém deixou a sua marca no jogo contra a Guiné-Bissau.

Golos ao serviço de Cabo Verde

Marcou um dos três golos da vitória cabo-verdiana (3-0), numa edição da TAC conquistada pela Guiné Conacri. Cabo Verde classificou-se na 4ª posição.

À Inforpress, o também antigo internacional Zé Di Nhana falou em “perda irreparável para o futebol e o desporto cabo-verdiano”, enquanto que o Presidente da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, Mário Avelino-Donay, considerou que o malogrado foi um “verdadeiro herói nacional que deu muito de si”.

Santa Clara

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top