Cinco pessoas, quatro homens e uma mulher, foram detidas em flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ) na passada sexta-feira, 16, no bairro de Lém Ferreira, na cidade da Praia. Os detidos são suspeitos da prática de crimes de tráfico de droga de alto risco, bem como de conversão e dissimulação de bens e valores, dois dos indivíduos detidos já possuem antecedentes criminais relacionados com crimes da mesma natureza.
Segundo a polícia judiciária (PJ), a operação foi conduzida pela Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada (SCITECO) no âmbito do cumprimento de um mandado de busca e apreensão domiciliária, emitido pelo 2.º Juízo Crime do Tribunal Judicial da Comarca da Praia, sob promoção do Ministério Público.
Durante a intervenção policial, foram apreendidas quantidades significativas de estupefacientes, nomeadamente 9,884 gramas de cocaína, 211,741 gramas de cannabis e 21,105 gramas de haxixe, todos devidamente embalados e prontos para comercialização. A PJ apreendeu ainda uma balança de precisão, materiais utilizados no acondicionamento da droga, um ciclomotor e uma quantia em dinheiro no valor de 18.485 escudos cabo-verdianos.
Após serem presentes às autoridades judiciais no sábado e na segunda-feira, 19 de maio, o Tribunal da Comarca da Praia decretou prisão preventiva para os cinco arguidos, com idades compreendidas entre os 19 e os 62 anos, que se encontram agora na Cadeia Central da Praia enquanto prosseguem os trâmites do processo judicial.
Adelise Furtado
*Estagiária
