A Águas de Ponta Preta (APP) assinalou, no último sábado, o seu 25º aniversário, com uma conferência sobre a reutilização da água e a gestão integrada dos recursos. Os investimentos da empresa em Cabo Verde, em áreas cruciais para o desenvolvimento sustentável, rondam os 40 milhões de euros.
A maioria destes investimentos está concentrada nas ilhas do Sal e Santo Antão, onde a empresa está ainda a desenvolver novos projectos, conforme assinalou o director-geral da APP, Damià Pujol.
É o caso de projectos de expansão em Santa Maria, como a preparação da segunda fase de ampliação da ETAR, assim como do planeamento de infra-estruturas de gestão, tratamento de águas residuais e novas soluções de abastecimento para Santo Antão.
Ainda no âmbito da eficiência energética, a APP está a implementar projectos na lavandaria industrial localizada no Sal e que dá resposta à grande cadeia hoteleira presente na ilha.
Maiores investimentos no sector energético
Os maiores investimentos da empresa nos últimos três anos têm sido direccionados para o sector energético, conforme explicou Damià Pujol.
“Estamos a desenvolver projectos de eficiência no âmbito da lavandeira industrial aqui na ilha do Sal e depois os grandes investimentos nos últimos três anos são no sector energia. Foram firmados, no ano 2023, dois contratos com o Estado de fornecimento de energia, um na ilha do Sal e outro na ilha de São Vicente”, sublinhou o empresário, citado pela Inforpress.
O projecto do Sal, segundo especificou, já está a fornecer energia 100% renovável para a rede eléctrica, desde o mês de Setembro do ano passado. A previsão é que antes do mês de Setembro deste ano vai entrar em serviço a planta fotovoltaica de Salamança, na ilha de São Vicente, e a partir do começar a construção da planta fotovoltaica de 12 megawatts na ilha de Santiago.
Estes três projectos, em conjunto, totalizam uma potência instalada de 24 megawatts, representando um investimento integral da APP, financiado através de banca comercial e emissão de Green Bonds na Bolsa de Valores de Cabo Verde.
Mobilidade Eléctrica
A APP também é concessionária da mobilidade eléctrica, através de uma concessão do Ministério da Indústria, Comércio e Energia.
Este projecto prevê a instalação de 110 postos de carregamento para veículos eléctricos, abrangendo todas as ilhas habitadas, desde Ponta de Sol e Monte Trigo até à Brava.
Segundo Damià Pujol, a APP orgulha-se de estar presente com algum tipo de intervenção ou investimento em todas as ilhas do país, evoluindo de uma empresa de serviços auxiliares ao turismo para uma fornecedora de serviços básicos essenciais para todo o país.
