De 2 a 6 de Junho, Cabo Verde acolhe o seu primeiro Policy Hackathon, uma iniciativa pioneira que vai decorrer nas cidades da Praia, Sal e Mindelo, promovido pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Economia Digital. A iniciativa visa envolver empreendedores e parceiros institucionais na co-criação do Cabo Verde Startup Act, um instrumento legislativo estratégico para fomentar o ecossistema de inovação no país.
Esta iniciativa, em parceria com a Pró-Empresa e a Cabo Verde Digital, com o apoio financeiro do Banco Mundial, tem participação gratuita, mediante inscrição prévia.
Segundo a organização, será assegurado todo o apoio logístico necessário (viagem, alojamento e alimentação) para os participantes que necessitem de deslocação entre ilhas e terá lugar nos dias 2 de Junho (Praia), 4 de Junho (Ilha do Sal) e 6 de Junho (Mindelo).
Este hackathon marca uma nova etapa no processo de construção participativa do Startup Act, uma legislação pensada para criar um ambiente de negócios mais competitivo, inclusivo e propício ao crescimento de startups e à inovação tecnológica. A iniciativa está inserida num pacote estratégico de mais de 2,2 milhões de dólares anunciado pelo Governo a 5 de Maio, com o propósito de acelerar o desenvolvimento da economia digital em Cabo Verde.
Sobre o evento
O evento conta com o apoio técnico da i4Policy e do escritório Miranda Advogados, e prevê a participação de até 65 pessoas por localidade, organizadas em grupos colaborativos. O objectivo é propor soluções práticas e eficazes, baseadas nas reais necessidades do sector, garantindo que o Startup Act seja adaptado à realidade cabo-verdiana e construído de forma inclusiva.
Durante os encontros, os participantes irão debater temas importantes como incentivos fiscais, acesso ao financiamento, programas de inclusão para mulheres empreendedoras, e a simplificação de processos legais e administrativos.
Adelise Furtado
*Estagiária
