O anúncio foi feito por Eurico Monteiro, Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, durante a cerimónia de lançamento do Portal Jovem de Emprego e Empregabilidade Krê +. A partir de setembro, por altura do arranque das novas ações de formação referentes ao ano lectivo 2025/2026, todos os níveis do Cadastro Social terão acesso gratuito à formação profissional, inclusive aos que estão em centros privados de formação profissional, com garantia de financiamento através do Fundo de Emprego e Formação Profissional. O Governo vai avançar também na qualificação e modernização dos centros de formação profissional do país.
“Como sabem, no nosso cadastro social, os níveis 1 e 2 já beneficiam da isenção de propinas, mas, reconhecendo a importância da formação profissional na qualificação e acesso ao mercado de trabalho, o Governo de Cabo Verde pretende estender este benefício a todos os formandos, seja qual for o seu nível no cadastro social, fazendo a isenção de propinas e de matrícula para todos, a partir da nova leva de formação profissional, cujo grosso vai começar a partir do mês de setembro”, afirmou o Ministro.
Mais facilidade no acesso aos centros de formação
Segundo Eurico Monteiro o executivo quer que mais pessoas sejam beneficiadas e que haja mais facilidade no acesso aos diversos centros de formação profissional que disponibilizamos um pouco por todo o país”.
Um benefício que, conforme o ministro, deve ser estendido, sem qualquer discriminação, também aos formandos dos centros privados de formação profissional.
“Tudo isto com a garantia e o financiamento através do Fundo de Emprego e Formação Profissional”.
Ofertas formativas diversificadas e modernização dos centros de formação profissional
De acordo com o ministro, o país passará a contar “brevemente” com ofertas formativas muito elevadas e diversificadas, não só em termos de quantidade, mas também em termos de qualidade”.
A par disso anunciou uma aposta do Governo na qualificação e modernização dos centros de formação profissional, com destaque para a construção dos centros de formação do IEFP da Praia e de São Vicente, esta última que contará também com um Pólo da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, a requalificação dos centros de Santa Cruz, Variante e Porto Novo, e a extensão do CERMI.
