A “Katxupada di empreendedor” é promovida pela Ujamaa Business Network, enquanto um espaço economia cooperativa e de partilha entre pessoas cujos processos de empreender servem de aprendizagem, com exemplos a seguir e erros a evitar.
A iniciativa, que vai na sua 9a edição, é de Lenise Vaz, engenheira civil, empreendedora e promotora da Ujamaa Business Network.
Neste espaço de partilha, que vai acontecer no sábado, no Espaço E-Delícias, em Quartel Escola, Praia, vão se reunir cerca de 30 empreendedores, num momento de partilha de experiência no que diz respeito à gestão financeira nos seus negócios.
Esta edição tem como convidados Maria Maurício e Danielson Ramos, fundadores do Grupo Riko, gestores e educadores financeiros.
“Um dos maiores desafios por quem passam os empreendedores está relacionado com a gestão do dinheiro. Muitas pessoas têm projetos incríveis, mas falta uma literacia financeira para realmente ir mais adiante e saber priorizar o que é necessário em cada momento”, explica Lenise Vaz.
Orientação e apoio
Neste sentido, este encontro promove um espaço de orientação e apoio mútuo, onde empreendedores podem espelhar-se uns nos outros, e determinar o melhor caminho, adaptado ao seu negócio ou projeto.
Na sua óptica, é igualmente importante compreender o conceito de investimento e de que forma o empreendedor vai ter retorno ao investir.
“Investir não se esgota no dinheiro. O conhecimento é um dos investimentos mais importantes que o empreendedor pode fazer, mas muitas vezes é visto como gasto de dinheiro. Enquanto isso, vês pessoas a gastar dinheiro em outras coisas que não são necessárias para o seu projecto”, exemplifica.
A Katxupada acontece sempre no espaço de um empreendedor, que fornece a alimentação – e nos casos em casos em que não se aplica ela é fornecida por um empreendedor externo – tendo em vista criar uma economia cooperativa.
Ujamaa Business Network é, na sua essência, economia cooperativa. Seu objetivo é criar um espaço de partilha entre empreendedores, para dar suporte uns aos outros, consumir nos companheiros e dar a mão aos que estão a dar os primeiros passos neste mundo de empreendedorismo.
Ela é também, a promotora do Prémio Nacional de Empreendedorismo, cuja primeira edição aconteceu em 2024.
Natalina Andrade
