PUB

São Vicente

São Vicente: Mãe denuncia pai por alegado abuso contra filha menor

Uma mulher em São Vicente apresentou uma denúncia grave contra o ex- companheiro, acusando-o de abuso psicológico e comportamentos inapropriados em relação à filha de 14 anos do casal. O pai, por sua vez, nega todas as acusações.

De acordo com a mãe, citada pela Record d´nôs, os factos terão ocorrido enquanto se encontrava ausente, na cidade da Praia, por motivos profissionais, deixando a filha sob os cuidados do pai.

À sua chegada, a mulher afirma ter recebido informações preocupantes sobre comportamentos inadequados dentro de casa, envolvendo o pai da menor e uma outra menina, que segundo a mãe, ficava mandando mensagem para ela exibindo que ficou com o marido dela na sua ausência.

Com o passar do tempo ela reparou que a sua filha não estava bem. “Notei que a minha filha estava isolada, evitava tomar banho, afastava-se de mim e apresentava comportamentos fora do comum. Depois de algum tempo, ela partilhou comigo que passou por situações desconfortáveis enquanto esteve com o pai”, declarou a progenitora.

Denúncia inclui substâncias ilícitas

A mãe referiu ainda que a filha foi exposta a situações impróprias para a sua idade, incluindo o contacto com substâncias suspeitas. A menor encontra-se atualmente a receber acompanhamento psicológico no Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), instituição que já encaminhou o caso para as instâncias judiciais competentes.

Segundo a mãe, o acusado continua a exercer pressão psicológica, o que tem agravado o estado emocional da menor. Em breves declarações, o pai afirmou estar a colaborar com as autoridades policiais e considera que a denúncia está relacionada com desentendimentos anteriores com a mãe da jovem.

As autoridades estão a investigar o caso, que envolve suspeitas de violação de direitos da criança.

Adelise Furtado
Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top