PUB

Santiago

Hélder Correia: Um chef de “mão cheia”

Natural de João Varela, na Ribeira Grande de Santiago, Hélder Correia, 30 anos, muito cedo manifestou curiosidade por culinária. “Meus irmãos me pediam para eu lhes preparar uma omelete; como diziam, a que eu fazia era saborosa”, recorda. 

Sendo a mãe cozinheira num jardim de infância e o pai empregado de restaurante, isto talvez ajude a explicar o gosto de Helder pela cozinha. Em 2013, entrou na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, na Praia. Com passagens por diversos espaços gastronómicos da capital, em 2015 foi contratado como pasteleiro por um hotel, sendo promovido a chef de cozinha. Em 2019, um programa levou-o à China para especialização em gastronomia chinesa.

Chegado a França em plena pandemia, Helder enfrentou as dificuldades naturais de inserção profissional, sobretudo pela barreira da língua. Determinado, contudo, inscreveu-se num curso de Tradução e Interculturalidade, o que o ajudou na sua integração e evolução.

Versátil, o nosso jovem talento já liderou cozinhas de restaurantes franceses e pastelarias portuguesas. Actualmente, trabalha por conta própria, oferecendo serviços para festas, como casamentos e batizados, com pratos típicos de Cabo Verde, cocktails, bolos e buffets quentes e frios.

Com um projecto de abrir um restaurante de mistura cabo-verdiano/francês em França, deixa um conselho aos jovens: “Invistam no autoconhecimento. Um homem pronto é um homem formado e informado. Aprender, adaptar-se e nunca desistir.”

Adelise Furtado

*Estagiária

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top