PUB

Santiago

Hélder Correia: Um chef de mão-cheia

Natural de João Varela, na Ribeira Grande de Santiago, Hélder Correia, 30 anos, muito cedo manifestou curiosidade por culinária. “Meus irmãos me pediam para eu lhes preparar uma omelete; como diziam, a que eu fazia era saborosa”, recorda. 

Sendo a mãe cozinheira num jardim de infância e o pai empregado de restaurante, isto talvez ajude a explicar o gosto de Helder pela cozinha. Em 2013, entrou na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, na Praia. Com passagens por diversos espaços gastronómicos da capital, em 2015 foi contratado como pasteleiro por um hotel, sendo promovido a chef de cozinha. Em 2019, um programa levou-o à China para especialização em gastronomia chinesa.

Chegado a França em plena pandemia, Helder enfrentou as dificuldades naturais de inserção profissional, sobretudo pela barreira da língua. Determinado, contudo, inscreveu-se num curso de Tradução e Interculturalidade, o que o ajudou na sua integração e evolução.

Versátil, o nosso jovem talento já liderou cozinhas de restaurantes franceses e pastelarias portuguesas. Actualmente, trabalha por conta própria, oferecendo serviços para festas, como casamentos e batizados, com pratos típicos de Cabo Verde, cocktails, bolos e buffets quentes e frios.

Com um projecto de abrir um restaurante de mistura cabo-verdiano/francês em França, deixa um conselho aos jovens: “Invistam no autoconhecimento. Um homem pronto é um homem formado e informado. Aprender, adaptar-se e nunca desistir.”

Adelise Furtado

*Estagiária

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top