O jurista, escritor e embaixador Jorge Tolentino prepara-se para lançar a sua mais recente obra, intitulada “O Arquipélago das Amnésias”, no próximo dia 17, às 18 horas, no auditório do Banco Interatlântico/Garantia, em Chã de Areia, cidade da Praia. A sessão de lançamento contará com um painel composto pelo académico Carlos Reis e pelo jornalista e escritor Domingos Mascarenhas, que irão apresentar a obra ao público.
“O Arquipélago das Amnésias” reúne textos que, apesar de aparentemente fragmentados, refletem uma profunda tentativa de compreender Cabo Verde e o mundo. São reflexões que nasceram em diferentes contextos, desde conferências e apresentações de obras de outros autores até análises críticas sobre áreas de soberania como os Negócios Estrangeiros e a Defesa Nacional, setores em que o autor desempenhou funções governamentais.
Sobre Tolentino
Jorge Tolentino, membro da Academia Cabo-Verdiana de Letras e da Sociedade Cabo-Verdiana de Autores, tem uma longa carreira diplomática e literária. Desde os anos 1970, colabora com diversos periódicos nacionais e internacionais, sendo também autor de várias obras publicadas, como Direitos Humanos ou uma certa saudade do futuro (1999), Cidadania e Liberdade – palavras que escrevi (2005) e Tempos de InCertezas (2016), Mascarenhas Monteiro – O Discreto Artifice (2017), Estados Unidos da América e Cabo Verde – Uma Parceira Histórica e Estratégica (2019), Teixeira de Sousa, um ilhéu de Causas (2022).
Vencedor do Concurso Literário Nacional pelo 5.º aniversário da Independência de Cabo Verde, o autor ocupou cargos relevantes no Ministério dos Negócios Estrangeiros, representou o país na ONU e foi Embaixador em diversas nações europeias. Pela sua dedicação, foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos, 1.ª Classe, por Cabo Verde, e com a Ordem do Mérito Naval, Grau de Grande Oficial, pelo Brasil.
Adelise Furtado
Estagiária
