Os fotógrafos Marta Azevedo e Stendly Neves venceram a 3ª Edição do Programa de Residência Artística em Fotografia. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que visa apoiar jovens fotógrafos cabo-verdianos e portugueses no desenvolvimento de projetos criativos e na internacionalização da cultura Os mesmos estarão de 1 a 30 de novembro, em residência artística nas cidades da Praia, em Cabo Verde, e de Lisboa, em Portugal, respectivamente.
A decisão foi tomada por unanimidade pelo júri composto por João Chaves (curador da Zaratan), Catarina Silva (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.) e Paula Figueiredo (Câmara Municipal de Lisboa), que destacaram a qualidade dos projetos apresentados e a importância das propostas no âmbito do programa.
Segundo o júri, as propostas de Marta Azevedo e Stendly Neves destacaram-se não só pela qualidade artística, mas também pelo impacto potencial nas comunidades e nas trajetórias dos próprios artistas.
Sobre os vencedores
Marta Azevedo é fotografa, escritora e estudante de Filosofia. O seu trabalho cruza diferentes linguagens e reflete preocupações com a igualdade, a escuta das margens e a representação das questões femininas. Na fotografia, encontra um espaço de expressão política e de experimentação identitária.
Stendly Neves, por sua vez, é um jovem fotógrafo cabo-verdiano, também conhecido pelo seu envolvimento em causas sociais, associativismo e voluntariado. Formado em Administração Pública e Autárquica, é considerado um dos nomes de referência da nova geração de fotógrafos do país, promovendo o diálogo e o desenvolvimento comunitário através da imagem.
Adelise Furtado
*Estagiária
