O Bispo do Mindelo, Dom Ildo Fortes vai marcar presença no Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa 2025 – C 500, que decorre de 1 a 3 de Agosto, em Fátima, Portugal. A iniciativa prevê uma série de actividades sob o lema “Fazer memória e actualizar a fé recebida e transmitida”. O mesmo é organizado pelo Núcleo da Diáspora em Portugal. O encerramento está marcado pelas 16 horas do dia 3, no Centro Catequético, em Fátima.
“É preciso desenvolver a nossa diáspora da América, da Europa, da África (…). E, então, vai ser, agora, em Portugal. Vamos ter uma formação, conferência, vamos ter uma vigília no Sábado e eucaristia no Domingo, onde estão envolvidos os cabo-verdianos, e não só, então estarei presente nesses dois dias”, avançou Dom Ildo Fortes à Vatican News.
Programa vasto
Do programa consta uma celebração litúrgica no dia 1 de agosto, no Centro Catequético Nossa Senhora de Fátima, a ser presidida pelo Padre António Ferreira, presidente da Comissão para a celebração dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde.
No dia 2 de Agosto estão previstas duas conferências: “Maria, Mãe da Igreja” proferida pelo Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima e “Maria na espiritualidade e na história da Igreja em Cabo Verde”, a ser proferida pela jornalista Nita Santos, da Diocese de Mindelo.
Depois segue-se a Missa na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo prelado de Mindelo, Dom Ildo Fortes e concelebrada pelo cabo-verdiano Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo de Ponta Preta, no Brasil.
No período da tarde, acontece um festival de música “Cantar Maria” com actuação do coro das Comunidades da capelania africana de Lisboa, Vicente Alvarenga e Juventude Amada.
No fim do dia, há a recitação do Terço do Rosário, na Capelinha das Aparições, orientada pelo Bispo de Mindelo.
Adelise Furtado
Estagiária
