PUB

Sociedade

Rádio Alfa vence Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social

A edição “Os milhões dos trabalhadores e empregados – A disputa interesseira BCV, INPS e Banca”, do programa “Debate A Nação”, apresentado pelo Jornalista e Diretor da Rádio Alfa, José Mário Correia, foi distinguida como a vencedora, na categoria Rádio, do Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social.

A edição do programa, datada do dia 29 de janeiro de 2024, reflete, durante cerca de duas horas, sobre a situação dos leilões do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

No programa, conforme explica José Mário Correia, centrou-se na discussão nos leilões de parte dos depósitos a prazo para rentabilizar, numa primeira fase, pelo menos 600 mil contos a serem distribuídos, sob contrapartida de juros, junto aos bancos.

Mas, como se sabe, o Banco de Cabo Verde (BCV) viu um perigo e, imediatamente, alertou aos bancos comerciais que se abstivessem de participar nesses leilões do INPS.

O instituto, com os leilões, desejava, de entre outras estratégias, trazer uma dinâmica de maior rentabilização dos recursos que foram confiados ao banco, garantir todas as responsabilidades para com os depositantes/beneficiários, os tais donos verdadeiros esses dinheiros e aumentar a cobertura da assistência médica e medicamentosa, pensões e subsídios.

Isso tudo numa lógica de tentar rentabilizar os cerca de 20 milhões de contos, cerca de metade dos recursos do INPS depositados nos bancos da nossa praça, mas que não tinham a melhor rentabilidade em favor dos verdadeiros donos (trabalhadores), mas sim para a banca.

Com a ajuda dos convidados da edição, Agnelo Sanches, economista e consultor internacional, Belarmino Lucas, advogado e ex-presidente da Câmara de Comércio de Barlavento e de José António dos Reis, psicólogo e analista político e que já foi tutela do INPS, enquanto governante, analisa o tema, ora galardoado com o Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social.

Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social

Como descrito pelo INPS no anúncio dos vencedores, a distinção confirma o mérito de trabalhos jornalísticos que abordam, com rigor e sensibilidade, temáticas ligadas ao regime contributivo e não contributivo da proteção social em Cabo Verde, contribuindo para a promoção da literacia social, o reforço da cidadania e a valorização dos direitos sociais.

O Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Centro Nacional de Prestações Sociais (CNPS), Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), através do Projeto ACTION/Portugal.

Além do certificado, os vencedores levaram para casa 300 mil escudos cada, enquanto parte do prémio.

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top