PUB

Santiago

Faltam medicamentos em Santa Cruz

A falta de medicamentos nas farmácias do concelho de Santa Cruz tem gerado preocupações junto da população local, que relata dificuldades no acesso a remédios essenciais. A situação foi confirmada por profissionais do sector farmacêutico, que apontam falhas no abastecimento por parte da distribuidora nacional, a Emprofac.

Através de relatos recolhidos pelo jornal A Nação, vários munícipes de Santa Cruz manifestam insatisfação com a escassez de medicamentos. Para esclarecer a situação, ouvimos Conceição Monteiro, da Farmácia Pedra Badejo, confirmando que o problema tem afectado o funcionamento do serviço.

“Tivemos problemas dias atrás, houve falhas com medicamentos por parte da Emprofac, mas não podemos negar que nós também tivemos os nossos próprios problemas com a falta de medicamentos, a chamada ruptura de medicamentos”, esclareceu Conceição.

Segundo a funcionária, a maioria dos medicamentos vendidos na farmácia provém da Emprofac, e quando esta não consegue fornecer os produtos, a farmácia também fica sem alternativas para atender os utentes.

Apesar dos constrangimentos recentes, Conceição Monteiro reconhece que a situação tem melhorado nos últimos tempos. “Tempos atrás, tivemos muitos problemas com medicamentos, mas já melhorou, e a tendência é continuar a melhorar, especialmente agora que mais um concorrente vai abrir”, destaca.

A funcionária esclarece ainda que, em casos específicos, como o de idosos ou pessoas com dificuldades financeiras, os hospitais públicos garantem o fornecimento gratuito de medicamentos.

“As pessoas que recebem pensão social, no valor de 3.750 escudos, quando não encontram os medicamentos na farmácia do hospital, podem obter uma requisição naquela unidade de saúde e, depois, levantar os medicamentos aqui na farmácia”, explica.

Outro problema identificado está relacionado com o sistema do INPS, que, segundo a mesma fonte, não está a funcionar nos últimos dias, impedindo que alguns utentes, especialmente os mais idosos, usufruam de cobertura medicamentosa junto das farmácias.

Adelise Furtado
*Estagiária

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top