PUB

Ambiente

Cabo Verde e Brasil juntos pela habitação social

Uma missão técnica entre Cabo Verde e Brasil está em curso com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de habitação no arquipélago. Iniciada nesta segunda-feira, 21, no Brasil, e estendendo-se até ao dia 25 deste mês, a iniciativa reúne representantes de ambos os países em torno de temas como o déficit habitacional e trabalho social na gestão de
condomínios.

Durante visitas às ocupações no Brasil, a delegação cabo-verdiana destacou a forte mobilização da população em busca de moradias. “Há muita união em cada ocupação que a gente visitou, existe muita união por um objetivo compartilhado, que é ter uma habitação”, afirmou Marco Aurélio Furtado, técnico da Câmara Municipal de São Domingos.

Déficit habitacional em debate

Um dos pontos centrais da missão é o debate sobre os métodos de cálculo do déficit habitacional. A Direção Geral da Habitação (DGH) e o Instituto Nacional de Estatística (INE) irão dialogar com a Fundação João Pinheiro (FJP), que apresentará a metodologia utilizada no Brasil. O objetivo é incentivar o intercâmbio técnico e apoiar as bases para uma atualização metodológica em Cabo Verde.

Outro tema abordado será o trabalho social em habitação e a gestão de condomínios.  Experiências brasileiras, apresentadas por representantes do Ministério das Cidades e da CAIXA, podem servir de referência para o desenvolvimento de modelos locais voltados à melhoria das condições de vida das famílias que habitam nos empreendimentos habitacionais.

Integrantes da missão 

A missão conta com a participação de representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, do ONU-Habitat e da Fundação João Pinheiro. Do lado cabo-verdiano, participam técnicos do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), da Direção Geral da Habitação (DGH), do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), da IFH, do INE, do ONU-Habitat Cabo Verde e das câmaras municipais de São Miguel, São Domingos e Sal.

Adelise Furtado
Estagiária

PUB

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top