Jéssica de Barros, 17 anos, descobriu o seu amor pela música ainda em criança, quando, nas aulas, a professora colocava a sala para cantar, destacando-se do resto da turma. No 3.º ano do ensino básico, o tio inscreveu-a num concurso de canto, dando início a um percurso marcado pela participação em diversas actividades musicais na sua zona de residência.
A poesia surgiria mais tarde, aos 14 anos. Inicialmente, escrevia apenas para si, mas os amigos incentivaram-na a partilhar os seus textos, reconhecendo qualidade nas suas palavras. Hoje, Jéssica mantém duas páginas dedicadas à poesia: “Prufundeza d’Alma”, em crioulo, e “O que um diria”, em português.
A nossa jovem “talento” vê a música e a poesia como dons especiais, oferecidos por Deus, e utiliza ambas os géneros para expressar os sentimentos e as vivências do dia a dia. Nos seus poemas, os temas mais frequentes são a reflexão e o amor, com mensagens que procuram tocar e despertar consciências.
Sonhadora e determinada, Jéssica pretende continuar a investir na música e na poesia, contribuindo com mensagens que possam fazer a diferença. E com isso ela deixa uma mensagem para os jovens: “Nunca desistam dos seus sonhos por pressão familiar ou de amigos. Sejam sempre a vossa prioridade”. Para ela, “é essencial que cada um seja a sua própria prioridade e tome decisões conscientes, pois são essas escolhas que moldam o futuro”.
Adelise Furtado – estagiária
