O último número da revista Gávea, da Brown University – edição Bilingue de Letras e Estudos Luso-Norte-Americanos, traz uma recensão crítica do romance “Acushnet Avenue -Pelos Caminhos de Chiquinho”, do escritor cabo-verdiano José Cabral. A análise é do professor e linguista Wlodzimierz J. Szymaniak.
“Existem livros de história e existem livros com histórias. O livro de José J. Cabral pertence a esta última categoria, a categoria dos livros com histórias”, escreve Szymaniak.
A obra, cuja recensão ocupa duas páginas da prestigiada revista norte-americana, é a continuação das aventuras “Chiquinho”, de Baltasar Lopes, publicada em 1947.
Viagem literária arriscada
Para Szymaniak, embora o romance de Baltazar Lopes termine no momento do embarque no porto de Preguiça, José Cabral teve a coragem de embarcar em uma viagem literária muito arriscada, acompanhar Chiquinho por terras da “Merca” e ao redor do mundo e trazê-lo de volta à sua ilha natal.
Já para o autor da obra, a publicação da recensão da Gávea é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a desenvolver, já reconhecido também pelo Mayor da cidade de Bridgeport, nos Estados Unidos.
“Na altura, recebi da mão de um Senador Estadual, convidado pelo autarca, um diploma de reconhecimento pela promoção que tenho vindo a desenvolver sobre o conhecimento da diáspora cabo-verdiana na América,”, disse, ao online Mindel Insite.
Sobre a Gávea
Gávea é uma Revista Bilíngue de Letras e Estudos Luso-Norte-Americanos publicada pelo Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University.
A revista foi fundada em 1980 no âmbito da Gávea-Brown Publications, editora que se dedica a tornar a literatura e a cultura portuguesas mais conhecidas no mundo da língua inglesa.
A edição pode ser acessada através do link https://repository.library.brown.edu/studio/item/bdr:6d3e4qvg/.
