Será lançado no dia 05, pelas 18h30, no Centro Cultural do Mindelo, o livro “Cabo Verde entre o Partidarismo e a Descentralização: Uma Proposta de Descentralização”, da autoria de Marco António Cruz. A obra apresenta uma análise crítica do sistema político cabo-verdiano e propõe soluções inovadoras para uma maior justiça territorial e participação cidadã.
Segundo o autor, o partidarismo tem funcionado como um mecanismo moderno de dominação, disfarçado de democracia, concentrando decisões e recursos, enfraquecendo a cidadania ativa e impedindo o desenvolvimento equilibrado das ilhas.
Como alternativa, o livro sugere a criação das Câmaras Regionais de Planeamento e Desenvolvimento (CRPD) — estruturas supramunicipais que dão voz às especificidades de cada ilha e promovem um desenvolvimento verdadeiramente integrado e justo.
“Mais do que um diagnóstico, esta obra é um convite à ação, para que Cabo Verde avance com mais democracia, mais diversidade e mais poder nas mãos do povo”.
Sobre o autor
Marco António Cruz é engenheiro de formação e tem experiência tanto no setor público como privado. Atualmente é professor universitário e já presidiu à ADECO – Associação de Defesa do Consumidor. É também um dos idealizadores do ICE – Índice de Custo Essencial, que mede o custo de vida em Cabo Verde.
