A Direção Nacional da Saúde (DNS) realiza hoje, segunda-feira, 04, uma ação de capacitação para os técnicos de saúde, com o objetivo de reforçar competências no sistema de vigilância epidemiológica e assegurar a prevenção da reintrodução do paludismo no país.
A informação é avançada em nota de imprensa pelo Ministério da Saúde que reconhece que a certificação de Cabo Verde como país livre de paludismo requer “uma vigilância apertada e a manutenção de boas práticas de gestão de casos”.
Foco na prevenção da reintrodução do paludismo em Cabo Verde
O objetivo é capacitar técnicos de diferentes níveis do sistema de saúde sobre o conceito de vigilância do paludismo, os procedimentos operacionais padrão (POPs) e a recolha e análise de dados, com foco na prevenção da reintrodução da doença em Cabo Verde.
A formação destina-se a profissionais de saúde pública, técnicos do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo, responsáveis de vigilância epidemiológica, laboratórios, fronteiras e parceiros institucionais.
Pretende-se ainda melhorar a capacidade dos técnicos em relação ao uso de ferramentas de recolha e de processamento dos dados básicos no terreno.
A formação é realizada através do Programa do Paludismo.
