A partir do ano letivo 2025/2026, os alunos do Ensino Básico Obrigatório (do 1º ao 8º ano) estarão proibidos de utilizar telemóveis durante o horário escolar, em todos os espaços das escolas de Cabo Verde. A medida, divulgada pelo Ministério da Educação, tem como objetivo promover um ambiente mais focado, seguro e propício à aprendizagem.
Segundo o Ministério, a exceção da proibição será apenas quando os dispositivos forem utilizados com autorização e supervisão dos professores, para fins estritamente pedagógicos. A orientação consta do Caderno de Orientações para o novo ano letivo e apela à colaboração de toda a comunidade educativa para a sua implementação.
A iniciativa pretende reduzir distrações nas salas de aula, incentivar a concentração, o convívio saudável entre os alunos, prevenir o uso inadequado dos dispositivos móveis como o acesso a conteúdos impróprios e o cyberbullying e reforçar uma utilização responsável da tecnologia no contexto educativo.
Exemplo a seguir
O Liceu Abílio Duarte, na cidade da Praia, já aplicou a proibição desde o terceiro trimestre do ano letivo 2023/2024, tendo registado melhorias significativas na dinâmica escolar. Segundo o Ministério, verificou-se um aumento do diálogo, da disciplina e da interação entre os alunos, dentro e fora das salas de aula.
A proibição segue exemplos adotados em países como Portugal, França, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão. Estudos do Centro de Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas de Portugal indicam que esta política está associada à diminuição do bullying e da indisciplina, bem como ao aumento da socialização, da atividade física e da frequência das bibliotecas escolares.
Adelise Furtado
