Em nota, a Câmara Municipal de São Vicente (CMSV) avançou que a 41ª Edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas está cancelada. Como é sabido, São Vicente foi fustigada na noite de ontem e madrugada desta segunda-feira por uma tempestade de grande intensidade, provocando avultadas perdas materiais e, lamentavelmente, ceifando vidas humanas. A CMSV diz que a decisão de cancelar o festival foi “unânime e imediata”.
Na edição de hoje do Jornal da Tarde na TCV, o edil Augusto Neves já havia avançado que neste momento “não estava a pensar no Festival” mas sim nas pessoas de São Vicente, principalmente aquelas que perderam um ente querido e as em situação mais vulnerável.
Agora, a Câmara anuncia oficialmente o cancelamento do Festival de Música da Baía das Gatas, prevista para os dias 14 a 17 de agosto de 2025.
De acordo com a nota, a decisão foi “unânime e imediata priorizando aquilo que sempre esteve no centro do festival: a vida, a segurança e a união da nossa comunidade”.
Assistência às famílias e recuperação da cidade
“O Festival da Baía das Gatas é, desde a sua origem, um evento feito pelo povo e para o povo. Num momento em que a nossa comunidade enfrenta dor e desafios sem precedentes, não se coloca sequer a hipótese de celebrar. Todas as nossas energias estão, neste momento, direcionados para apoiar a população mais fragilizada e contribuir para a recuperação da cidade”, lê-se no comunicado.
