A Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo (FECAH) firmou um acordo de cooperação com a Federação Nacional de Halterofilismo de Portugal (FNH), com o objetivo de reforçar laços técnicos, desportivos e institucionais entre as duas entidades.
O acordo prevê ações conjuntas em diversas áreas, como intercâmbio de atletas, treinadores e árbitros para estágios, clínicas e campeonatos; colaboração na organização de eventos; partilha de conhecimento técnico e de gestão; implementação de programas de formação e certificação reconhecidos pela International Weightlifting Federation (IWF).
Partilha de boas práticas de governança
Entre as iniciativas, destacam-se participação mútua em competições nacionais e regionais, realização de cursos e workshops para técnicos e árbitros, programas de detecção e apoio a jovens talentos, visitas técnicas e partilha de boas práticas de governança.
A assinatura do protocolo aconteceu no fim de semana passado, durante o programa de Formação e Workshop de Levantamento de Peso Olímpico. A sessão foi ministrada pelo Diretor Técnico da FNH, Paulo Antunes.
Com este acordo, FECAH e FNH pretendem impulsionar o desenvolvimento do halterofilismo tanto em Cabo Verde como em Portugal, promovendo maior integração e troca de experiências no cenário internacional da modalidade.
Cláudia Cruz
Estagiária
